Madeira lança campanha de Natal e Fim do Ano “À Madeirense”

A campanha de Natal e Fim de Ano “À Madeirense” é um convite para todos se juntarem às épicas festas que a Madeira proporciona aos seus visitantes

Natal e Fim do Ano À Madeirense
Madeira lança campanha de Natal e Fim do Ano “À Madeirense” - ®DR

À Madeirense” é o mote da nova campanha que visa promover as lendárias festas de Natal e Fim do Ano que a região proporciona aos seus visitantes. “À Madeirense é um Natal de tirar o fôlego”, “À Madeirense o Natal é de festa em festa” e “À Madeirense o Natal é com calor e muita alegria” são algumas das versões da campanha.

A campanha de Natal e Fim do Ano “À Madeirense” estará presente em 17 mercados internacionais, onde se incluem os tradicionais como Reino Unido, Espanha e França, mas também as novas apostas, como a Polónia ou República Checa e os Estados Unidos.

E o que podem encontrar todos aqueles que vão apanhar o avião em direção à ilha? De 01 de dezembro a 09 de janeiro há celebrações épicas como manda a tradição Madeirense!

Todo o Funchal se vai iluminar nesta quadra natalícia. A música tradicional da época mistura-se com as alegres e convidativas iluminações para inebriarem os transeuntes com a magia do Natal. A Placa Central da Avenida Arriaga vai ser anfitrião das principais animações, como o Mercadinho de Natal, o Presépio, atuações diárias de bandas filarmónicas, grupos de folclore e concertos, exposições etnográficas e quadros vivos.

O encantador Mercadinho de Natal é composto por várias casinhas com decorações natalícias onde os visitantes vão poder encontrar os mais diversos produtos regionais como as iguarias regionais da época – de broas a bolos de mel, passando pelas plantas, as frutas, o vinho Madeira e o mel de cana e seus derivados.

O Presépio de Natal reflete a enraizada tradição regional de construção criativa e é único devido aos seus singulares elementos: as doze figuras centrais vivem num espaço onde predominam objetos decorativos, tecidos e flores da região, uma parede de muitas árvores como pseudotsugas, criptomérias, azevinhos, camélias, entre outras servem de cenário que envolve uma modesta casinha com quatro águas, feita em madeira e esteiras, local onde é representado o nascimento do Menino Jesus.

No Largo da Restauração, é possível visitar a Aldeia Etnográfica que representa, ao vivo, várias tradições, artesanato, gastronomia – como a típica sopa de trigo e o bolo do caco -, folclore e dois presépios tradicionais: o presépio tradicional madeirense que reproduzirá a paisagem humanizada e natural, com a sua vegetação, socalcos, vales, casinhas e palheiros, e o presépio de escadinha contendo os elementos caraterísticos (menino, arquinho fruta, searas, brindeiro, entre outros).

No mercadinho de Natal é ainda possível ver e adquirir Bordado, artesanato regional e degustar iguarias de natal em Vinho Madeira.

No Teatro Municipal Baltazar Dias estará patente a 6.ª edição da Exposição de Mesas de Natal com Bordado Madeira. Uma montra que pretende recriar o espírito natalício madeirense tão especial e diferente através da composição de mesas festivas por alguns designers madeirenses, com recurso ao Bordado Madeira.

Especialmente para os mais pequenos, o Jardim Municipal ganha nova vida com decoração especial e pequenas criaturas que habitam o imaginário natalício.

Embalado no espírito de Natal, a Madeira começa a contagem decrescente para a sua mais icónica celebração: a Passagem de Ano assinalada com um luxuoso espetáculo pirotécnico. No dia 31 de dezembro, perto da meia-noite, começam pequenas animações de pirotecnia e audiovisuais.

Às doze badaladas inicia “O maior espetáculo de fogo-de-artifício do Mundo”, com efeitos pirotécnicos que conciliam o mais moderno design, efeitos nunca vistos na passagem de ano na região, bem como coreografias inovadoras promovidas. Com cerca de 8 minutos de duração, está distribuído por 59 postos de queima de fogo localizados no anfiteatro do Funchal (27 postos), entre o Cais 8 e a Praia Almirante Reis (25 postos), no mar (5 postos) e Ilha do Porto Santo (2 postos).

Para vivenciar as festividades e tradições madeirenses há que cumprir as normas de Segurança Sanitária que continuam a vigorar em toda a região – uso obrigatório de máscara a partir dos seis anos no interior e no exterior, sempre que o distanciamento social não seja possivel, distanciamento social (dois metros entre pessoas e evitar aglomerados) e higienização frequente das mãos. 

Para eventos e atividades específicos existem algumas recomendações que constam no link do site visitmadeira – Informações COVID 19 (visitmadeira.pt). Em algumas situações, poderá ser necessário, além do certificado de vacinação, um teste antigénio negativo. Quem quiser ser testado, poderá fazê-lo gratuitamente, num dos postos disponiveis para o efeito, em várias localidades na região.

Vamos desfrutar da campanha de Natal e Fim do Ano “À Madeirense”?

aNOTÍCIA.pt