Novo Suzuki S-Cross

O novo Suzuki S-Cross surge com uma direção potente e ecológica, segurança avançada e medidas de conectividade com profundas alterações estéticas exteriores e interiores

Novo Suzuki S Cross
Novo Suzuki S-Cross - ®DR

A gama S-Cross presente no mercado desde 2013 e após duas gerações surge renovada com destaque para as profundas alterações estéticas exteriores e interiores do novo Suzuki. Oferece uma direção potente e ao mesmo tempo ecológica, segurança avançada e medidas de conectividade.

Se a primeira geração chegou ao mercado com a intenção de ser uma das ofertas mais interessantes no mercado dos SUV, a esta terceira geração não lhe faltam argumentos para ser um dos modelos mais considerados de um segmento que não perde o interesse entre os compradores. Os SUV continuam sendo o segmento mais atrativo para um público que gosta de automóveis amplos, versáteis e cujas dimensões compactas são as ideais quer para as deslocações diárias quer para as viagens de lazer, graças ao seu espaço e capacidade de carga.

ATRATIVO, ROBUSTO E COMPACTO

O primeiro destaque para a nova geração do S-Cross é a renovação completa da sua carroçaria. Evidencia-se uma nova frente de aspeto robusto que não perde um pingo de elegância graças a uma grelha central hexagonal de generosas dimensões em preto piano, aos elegantes faróis de LED como extensão do logo da marca, incorporado numa barra cromada, e a integração perfeita dos faróis de nevoeiro e das luzes diurnas.

Na lateral, a cintura apresenta uma forte linha ascendente que flui para a parte traseira. Os arcos das rodas musculados e a elegante traseira reforçam o design forte e audaz, transmitindo maior status e uma sensação permanente de movimento. As barras de tejadilho integradas são de série a partir da versão S2 e destacam o seu caráter de Sport Utility Vehicle.

A parte de trás do novo S-Cross também esta muito elegante. Apresenta um novo design onde se destaca as luzes de led embutidas no amplo portão, que permitem melhorar a visibilidade e aumentar a segurança dos ocupantes do S-Cross. A linha de cintura elevada indica que estamos perante um veículo robusto e seguro para os seus ocupantes. O spoiler que melhora a aerodinâmica e o protetor traseiro prateado do para-choque aumentam a resistência off-road do novo S-Cross.

O novo S-Cross oferece oito tons distintos da carroçaria. Uma nova cor cinza escuro titan pérola metalizado, ao qual se junta a oferta de branco superior, prata seda metalizado, preto cósmico pérola metalizado, castanho canyon pérola metalizado, branco pérola, vermelho enérgico pérola e azul esfera pérola.

Toda a gama vem equipada de série com jantes de 17”, com a diferença de serem polidas nas versões S3.

NOVO INTERIOR, AMPLO E MAIS EQUIPADO

O interior tem um design tridimensional que se articula com o caráter de um potente SUV. A nova geração do S-Cross apresenta um interior renovado e um design mais fresco mantendo as quotas de habitabilidade, um dos aspetos que sempre se destacaram no S-Cross e que permite viajarem cinco pessoas comodamente. A bagageira com uma capacidade de 430 litros, supera a media do seu segmento e permite ter uma magnífica versatilidade para as atividades de lazer e tempo livre. O teto solar panorâmico de um metro de comprimento incrementa ainda mais o prazer da viagem.

A adoção de um novo écran multifunções de 9 polegadas, de série nas versões S3, confere modernidade ao interior graças ao novo grafismo e design na apresentação das informações. O sistema inclui Apple Carplay sem fios. Nas versões S1 e S2, o écran central é de 7 polegadas e também inclui Apple Carplay a Android Auto, reconhecimento por voz e chamadas Bluetooth mãos livres para um maior conforto.

No painel de instrumentos o novo S-Cross adiciona um écran de informação maior de 4,2 polegadas a cores. Neste écran são visualizados os quatro modos de condução do eficiente sistema de tração integral da Suzuki, designado AllGrip. A tração às quatro rodas está disponível nas versões S2 e S3.

A posição de condução destaca-se pela sua ergonomia. Os bancos de pele têm na parte central um design entrelaçado em pele sintética que combina na perfeição com a natureza SUV do novo Suzuki S-Cross. O conforto dos passageiros dos bancos traseiros é reforçado graças ao encosto do banco reclinável em duas posições e divisível na proporção 60:40, o que permite aumentar a capacidade da bagageira. O habitáculo dispõe de numerosos espaços para armazenagem.

4X4 POTENTE E EFICIENTE

O S-Cross é impulsionado pelo reconhecido motor turbo 1.4 BOOSTERJET de injeção direta com o sistema híbrido ligeiro de 48V. Um motor que se destaca pela sua eficiente resposta desde os baixos regimes, o que faz com que seja muito agradável de conduzir sejam quais forem as condições de tráfego. Em condições normais de condução o sistema diminui o nível de consumo ao reduzir o binário do motor e compensando com o motor elétrico. Quando considera que o condutor necessita de uma aceleração rápida o controlo de entrega de binário adicional e o aumento de binário melhoram a resposta, a suavidade e a aceleração.

Em estrada o novo S-Cross destaca-se por uma equilibrada suspensão que contêm os balanços da carroçaria e uma elevada sensação de estabilidade. Para os momentos fora de estrada dispõe do reconhecido sistema de tração às quatro rodas da Suzuki, AllGrip. Quatro modos facilmente selecionáveis (Auto, Sport, Snow e Lock) facilitam a eleição do modo 4×4 que melhor se adapte à situação de condução. O sistema 4×4 controlado eletronicamente ajusta a quantidade de binário das rodas traseiras e utiliza o ESP®, a potência do motor, a direção e outros sistemas de bordo para rodar nos quatro modos de condução. O sistema AllGrip esta disponível de série nas versões S2 e S3.

SEGURANÇA AVANÇADA DA SUZUKI

O novo S-Cross conta com o Suzuki Safety Support, um conjunto de sistemas que melhoram a condução e a segurança. É composto por elementos como o Dual Sensor Brake Support (DSBS) que alerta para possíveis riscos de colisão, o controlo de velocidade adaptativo com função Stop&Go que é capaz de parar completamente o veículo e arrancar de novo seguindo o veículo da frente e a câmara 360 graus, que adiciona um extra de segurança e comodidade nas manobras de parqueamento.

Outros elementos de segurança que incorporam o novo S-Cross são o alerta de mudança de faixa, assistente de mudança de faixa, alerta anti fadiga, reconhecimento de sinais de tráfego, deteção de ângulo morto, controlo de retenção em pendentes e alerta de tráfego posterior.

A gama S-Cross será estruturada em torno de três novas denominações, S1, S2 e S3. A versão de acesso à gama, S1 disponibiliza elementos como as jantes de liga leve, faróis LED, écran multifunções de 7 polegadas, câmara traseira e controlo de velocidade adaptativo. O S2 adiciona à versão anterior o arranque sem chave, bancos dianteiros aquecidos e traseiros com duas possibilidades de inclinação, retrovisores rebatíveis eletricamente, sensores de estacionamento e deteção de ângulo morto.

A versão S3 destaca-se por possuir jantes de liga leve com superfície polida, tapeçaria em pele, teto solar panorâmico, écran multifuncional de 9 polegadas com integração wireless para Apple Carplay, sistema de navegação e câmara 360º.

aNOTÍCIA.pt