ANSR instala 10 radares de velocidade média nas estradas portuguesas

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), vai instalar dez novos radares, capazes de calcular a velocidade média num determinado trajeto, das estradas portuguesas.

ANSR instala 10 radares de velocidade média nas estradas portuguesas - ®DR

São dez os radares, capazes de calcular a velocidade média num determinado trajeto, que Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), vai instalar nas estradas portuguesas, tendo a sua localização, já sido definida.

Os condutores portugueses já estão familiarizados com os radares de velocidade instantânea. Mas estes são um novo tipo de radar. Um radar que vai controlar a velocidade média entre dois pontos num mesmo trajeto. 

Na verdade, o modo de funcionamento destes novos radares de velocidade é simples. Num primeiro ponto é registada a matrícula e hora de passagem do veículo.  Alguns kms mais à frente, nesse mesmo trajeto um outro radar, fará exatamente o mesmo registo. Com base na hora de entrada e saída do percurso (regra geral, estes radares estão instalados em troços sem entroncamentos ou saídas), é calculado o tempo que o veículo demorou a percorrê-lo, assim como a velocidade média.

Se o condutor completou a distância entre as duas câmaras num tempo inferior ao mínimo estipulado, significa que não cumpriu o limite de velocidade, considerando-se que circulou em excesso de velocidade.

De acordo com comunicado da ANSR, os locais de instalação dos radares, foram selecionados, tendo em atenção, entre outros fatores, o “nível de sinistralidade aí existente e em que a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade”.

Ainda que não seja definitivo, sabe-se que os distritos e estradas que vão receber os 10 novos radares de controlo de velocidade média, à partida, serão:

  • Aveiro: A41;
  • Beja: En206 e IC1;
  • Castelo Branco: IC8;
  • Coimbra: A1 e EN109;
  • Évora: A6 e IP2;
  • Faro: EN398;
  • Lisboa: A9, EN10, EN6-7 e IC19;
  • Porto: A3.
  • Santarém: A1;
  • Setúbal: EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1;

Em jeito de conclusão, fica aqui um alerta.  De nada adiantará ao condutor parar a meio do trajeto para fazer tempo, caso tenha ultrapassado o limite de velocidade: primeiro, porque não ganha tempo algum (e esse é o intuito quando se ultrapassa o limite de velocidade); depois, porque os radares de velocidade média vão estar presentes em troços onde é proibido ou muito difícil parar.

Para informar os condutores que estão perante um radar de velocidade média, foi criado um novo sinal de transito. Este!

radares de velocidade média
Novo sinal de radares de velocidade média – ®DR

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