Presidente da República, dá o tiro de partida para a largada da Expedição Lusitânia

O Presidente da República dá o Tiro de Partida na largada da Expedição Lusitânia, iniciativa que pretende celebrar os 100 anos da primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul.

Expedição Lusitânia
Presidente da República, dá o tiro de partida para a largada da expedição Lusitânia - ®DR/Marinha

Em parceria com a Associação Nacional de Cruzeiros, e com o Master sponsor da ESC Online, a Associação David Melgueiro, vai promover a Expedição Lusitânia, uma iniciativa que constitui uma forma da sociedade civil celebrar os 100 anos da primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul levada a cabo por Sacadura Cabral e Gago Coutinho. Esta expedição pretende, ainda, alertar para os problemas ambientais gerados pela poluição dos Oceanos

A cerimónia de largada da Expedição Lusitânia será acompanhada por Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que dará o tiro de partida na largada da Expedição Lusitânia, no próximo dia 3 de abril, pelas 11h00, junto à Torre de Belém e ao Monumento do Hidroavião Lusitânia.

O evento contará ainda com a presença de Luis Vieira-Baptista, Presidente da Associação David Melgueiro, António Bessa de Carvalho, Presidente da Associação Nacional de Cruzeiros e de António Vieira Coelho, Administrador Executivo da Estoril Sol, entre outras individualidades de relevo do meio militar, político, económico e da sociedade civil.

Integrados num Festival Aeronaval, os veleiros iniciarão a viagem Lisboa – Rio de Janeiro, escoltados por navios da marinha e por aviões da Força Aérea, O NRP Zarco e o NRP Polar, dois veleiros da Escola Naval, acompanharão a expedição durante a etapa Lisboa – Funchal.

A Expedição Lusitânia distingue-se pela sua componente ambientalista, expressando um importante alerta para a proteção dos Oceanos e incluirá em todos os seus veleiros um dístico com a frase “Salve os Oceanos, Salve a Humanidade”.

A Expedição Lusitânia é composta de oito veleiros que deverão chegar, no final do próximo mês de junho, ao Rio de Janeiro. No final deste ano, inicia-se o regresso a Portugal, estando prevista a chegada a Lisboa em julho de 2023. A travessia inclui ainda paragens em diversos locais como Las Palmas, Mindelo-Cabo Verde, Fernando de Noronha, Recife, Salvador da Baia, Porto Seguro, Vitoria e Rio de Janeiro.

Esta iniciativa terá como pontos altos várias iniciativas culturais nos pontos de paragem da expedição.

Destaque para um vasto programa de índole lúdica e cultural que antecede a largada da Expedição Lusitânia, podendo os veleiros que serem visitados já no próximo domingo, dia 27 de março, a partir das 15h30, no Cais de Espera da Marina de Oeiras. Com vários apontamentos de animação musical, a tarde será marcada pela bênção dos veleiros celebrada pelo Capelão da Marinha.

Por sua vez, na próxima quarta-feira, dia 30 de março, pelas 12 horas, precisamente o dia em que se assinala os 100 anos da I Travessia Aérea do Atlântico Sul levada a cabo por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, haverá uma largada simbólica junto à Torre de Belém e ao Monumento Lusitânia. Mais tarde, às 21 horas, no Centro Cultural de Belém realiza-se um Concerto pela Banda de música da Força Aérea.

No dia seguinte, quinta-feira 31 de março às 15h30, no Museu do Ar, em Pêro Pinheiro, terá lugar a entrega aos capitães dos veleiros de uma Moeda Comemorativa, cunhada pela Casa da Moeda, bem como o lançamento de uma emissão filatélica e de um livro institucional sobre a I Travessia Aérea do Atlântico Sul.

A ESC Online associa-se, assim, à Expedição Lusitânia que irá prolongar-se até meados de 2023, patrocinando esta importante iniciativa de cariz ambientalista que convida a sociedade em geral a reflectir seriamente sobre o impacto do desenvolvimento não sustentável individual e coletivo, que afeta os Oceanos e alertando para a urgência de se tomarem medidas que possam salvar o Planeta.

aNOTÍCIA.pt