A Patinagem Artística voltou a fazer tocar “A Portuguesa” nos Jogos Mundiais

21 anos depois voltou a tocar “A Portuguesa” nos Jogos Mundiais, para coroar o par de Patinagem Artística, Ana e Pedro Walgode

a Patinagem Artística nos Jogos Mundiais
A Patinagem Artística voltou a fazer tocar “A Portuguesa” nos Jogos Mundiais - ®DR

O dia de ontem tinha deixado no ar a possibilidade da Equipa Portugal trazer um bom resultado na prova de Patinagem Artística nos Jogos Mundiais. E a liderança em Style Dance foi decisiva para segurar a medalha de ouro, 21 anos depois da última vez que o hino nacional tinha tocado nesta competição. “Ambicionamos esta medalha há muito tempo e este ano focalizámos todas as energias nesta competição e sonhámos com isto”, resumiu Ana Walgode já com a medalha ao peito. “Para nós é muito bom representar tão bem Portugal e ver que vale a pena abdicar de tanto para cumprir os nossos objetivos”.

Hoje na prova de Free Dance, a dupla portuguesa somou 83.54 pontos, menos do que dupla italiana tinha realizado e a dúvida sobre quem seria o vencedor pairou no pavilhão para depois se confirmar a vitória portuguesa por apenas 0.03! “Foi intenso. Por momentos achámos que não ia ser suficiente, mas felizmente trazemos o ouro para casa e não podemos estar mais felizes”, disse Pedro Walgode. Em 2.o lugar ficou a dupla italiana e o pódio fechou com os colombianos.

A felicidade no final da prova era resumida pelos sorrisos e pelos olhares à medalha: “a medalha é muito bonita e vai ficar no nosso quarto durante algum tempo”. A Patinagem Artística superou tudo e concretizou sonhos nestes Jogos Mundiais.

Na prova de solo, Diogo Craveiro entrou com a difícil tarefa de recuperar posições após o 5º lugar de ontem e lutar pelas medalhas. Hoje, no programa longo apresentou-se mais confiante e conseguiu chegar ao 4º lugar, pontuando 121,56, melhorando uma posição em relação a ontem, para um total de 179,69. “Hoje correu melhor, com algumas falhas, mas no geral consegui fazer o que me propus. Foi pena a prova de ontem que me penalizou um pouco em termos de resultados”, foi o balanço que fez no final da sua competição. Venceu a prova o espanhol Pau Domec com uma pontuação combinada de 276,05.

Portugal tem até ao momento quatro medalhas: ouro nos pares de Patinagem Artística, prata em pares femininos de Ginástica Acrobática, prata em grupos femininos de Ginástica Acrobática e bronze na distância curta de Canoagem de Maratona. Virtualmente está assegurada uma medalha em Muaythai, 81kg (final – 1º/2º lugar).

aNOTÍCIA.pt