José Ramalho e Fernando Pimenta são campeões do mundo em K2

José Ramalho e Fernando Pimenta sagraram-se, este domingo, campeões do mundo em K2, no campeonato do Mundo de Maratonas de Canoagem, disputado em Ponte Lima.

José Ramalho e Fernando Pimenta campeões
José Ramalho e Fernando Pimenta são campeões do mundo em K2 - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Os canoístas José Ramalho e Fernando Pimenta, na sua primeira competição internacional em K2, sagraram-se, campeões do mundo, no  campeonato do Mundo de Maratonas de Canoagem, disputado em Ponte Lima. Os dois canoístas,  juntos, apenas fizeram a seletiva nacional para esta prova.

José Ramalho, vice – campeão do mundo em K1, e Fernando Pimenta, ouro na short race, naquela que foi a estreia internacional dos canoistas numa prova em dupla, terminaram os 29.800 metros em 1:58,04 horas. Miguel Llorens e Alberto Plaza foram os segundos classificados com os irmãos noruegueses Eivind Vold e Amund Vold a completarem o pódio.

Este foi o sétimo pódio português no evento que terminou precisamente este domingo.

José Ramalho considerou “indescritível” o sentimento de ser campeão do Mundo de maratonas em Portugal, assumindo que é o “cumprir de um sonho” de longa data. “Foi uma prova muito bem estruturada por nós. Controlamos a prova do principio ao fim. A verdade é que era a primeira vez que estavamos a competir internacionalmente e não sabiamos qual era a realidade do nosso barco perante os melhores do mundo, Sabiamos que nos treinos, tinhamos conseguidos tempos muitos bons e estavamos a marcar ritmos muito elevados. A verdade é que pouco a pouco durante a prova fomos controlando todos os passos dos nossos adversários e chegou o momento que percebemos que estávamos no caminho certo”, referiu José Ramalho, emocionado e com um grande sorriso no rosto, concluindo “é uma medalha conquistada em Portugal, com um público extraordinário. A portugesa é sempre especial, toca-nos a todos e todos merecemos ouvi-la”.

O último dia do Campeonato Mundial de Maratonas de Canoagem, ficou completo com as provas de K2 Júnior Masculino, C2 Homens e K2 Mulheres.

Em K2 Júnior Masculino, os vencedores foram os hungaros  Oliver Varga e  Bruno Kolozsvari OLOZSVARI. No segundo lugar, os argentinos Baltazar Itria e Julian Salinas. A fechar o podio, os sul africanos Joshua Simpkins e Matthew Coetzer.

Os portugueses Francisco Santos e Fernando Costa, ficaram na sexta posição e João Bento (talvez o atleta mais novo deste campeonato, com apenas 16 anos) e Daniel Costa, na 11ª posição.

Na categoria C2 Homens, o pódio ficou composto com os espanhóis Manuel Campos e Diego Romero, no 1º lugar. No segundo lugar Fernando Busto e Diego Miguens, tambem eles de Espanha e finalmente em terceiro os polacos Mateusz Borgiel e Mateusz Zuchora.

Os portugueses Ricardo Coelho e Nuno Barros, posicionaram-se na quinta posição e Ricardo Coelho e Nuno Barros no sexto lugar.

Em K2 Mulheres, as espanholas Tania Fernanbez e Tania Alvarez, alcançaram o primeiro lugar do podio, seguido das hungaras Renata Csay e Zsofia Czellai e das suecas Melina Anderssom e Johanna Johansson.

Maria R Gomes e Andreia Azevedo, canoístas portuguesas, ficaram classificadas na 11ª posição e Maria Gomes e Ana Silva no 16º. lugar.

Em numero de medalhas, a Espanha ficou com o titulo de nação mais bem sucedida durante os campeonatos mundiais, à frente da Hungria e de Portugal.

Artigos relacionados:

José Ramalho é vice-campeão do mundo de maratona em K1

Alex Santos foi medalha de ouro na categoria KL1 nos Mundiais de Canoagem