Castelo Branco incentiva escapadinhas de outono

Castelo Branco incentiva escapadinhas de outono onde as componentes cultural, gastronómica e territorial não podiam deixar de estar presentes

Escapadinhas-de-outono
Castelo Branco incentiva escapadinhas de outono - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Quando chega o outono tudo fica mais castanho, laranja e nublado. É fácil gostar do verão. Contudo, Castelo Branco quer que continue a ser fácil gostar da região, por isso, colocou mãos à obra e preparou vários programas especiais para os turistas neste outono 2022. São as Outonalidades! Ao todo, seis escapadinhas de outono de curta duração, entre os dois e os três dias. Todos são convidados a visitar a cidade e a deixarem-se envolver pela cultura, pela natureza e, claro, pela gastronomia. E, se por alguma razão, quiser deixar o carro em casa, aproveite uma viagem a bordo de um comboio vintage a partir de Lisboa até Castelo Branco. Haverá lá maneira mais incrível de chegar à principal cidade do centro do país?

Castelo Branco combina com outono e convida casais e famílias, grupos de amigos e viajantes solitários, a umas escapadinhas para fugirem do rebuliço e a passar algum tempo de qualidade. Com as férias de verão já esquecidas, o Natal e o fim do ano a chegar, é preciso recarregar baterias.

As temperaturas mais baixas fazem com que saiba melhor uma massagem de relaxamento, experiências de bem-estar como um circuito de spa ou um jacuzzi.

Os dias mais curtos não deixam mentir, são um pretexto para visitar museus e conhecer a história que nos trouxe até hoje. Os museus de Castelo Branco acumulam história, saber e curiosidades, como o ciclo da seda, desde o bicho até à colcha (o Centro de Interpretação do Bordado e o Museu da Seda), mas há mais, o Museu Cargaleiro, o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, a Casa da Memória da Presença Judaica, o Museu dos Têxteis, o Museu do Canteiro e o Núcleo Etnográfico da Lousa.

Terra de trabalho, Castelo Branco exibe com orgulho as bordadeiras que, linha a linha, cozem cada pormenor das colchas. E, a viola beiroa com o seu “sui generis” método de produção confirmam a originalidade que representa a região.

As cores mais neutras são, na verdade, a natureza a renovar-se e avisarem que devemos fazer o mesmo. O Parque do Barrocal tem as melhores fotografias desta época, o cimo do castelo a melhor paisagem, e as muralhas a mais adequada proteção. Os portados quinhentistas do Centro Histórico contam histórias a quem se atreve a passar por eles numa caminhada retemperadora das forças para os vários paladares e sabores que Castelo Branco têm para oferecer. Os queijos e o mel, o azeite e o vinho, não esquecendo o cabrito e o borrego. A tal “comida de conforto” nasceu em locais como este. Para terminar, os doces e as sobremesas não deixam ninguém indiferente.

Os roteiros completos podem ser consultados em : https://www.facebook.com/visitcastelobrancooficial e https://www.instagram.com/visitcastelobrancooficial/

A oferta das escapadinhas de outono fica completa com a ligação Lisboa – Castelo Branco – Lisboa em comboio vintage. Nos próximos dias 19 e 26 vai ser possível viajar naquelas carruagens carregadas de história e de histórias. A CP preparou as melhores composições para nos lembrar que o mundo já foi menos tecnológico e mais real.

O link para comprar o bilhete é este: https://www.cp.pt/passageiros/pt/como-viajar/em-lazer/cultura-natureza/vintage

Interessa recordar que os Clientes CP têm desconto de 50% na entrada dos seguintes pontos de interesse:

-Museu Cargaleiro, Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, Centro de Cultura Contemporânea, Museu dos Têxteis, Casa da Memória da Presença Judaica, Centro de Interpretação do Jardim do Paço Episcopal, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Museu da Seda, Edifício dos Ex-CTT e Museu do Canteiro.

Para o efeito basta apresentar o título de transporte CP/bilhete (Intercidades/regional) com destino a Castelo Branco, com validade que corresponda ao dia de visita, dia anterior ou dia seguinte.

aNOTÍCIA.pt