450 vinhos alentejanos em prova na 12ª edição de “Vinhos do Alentejo em Lisboa”, que decorre hoje (18) e amanhã (19), no CCB em Lisboa. Organizado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), os “Vinhos do Alentejo em Lisboa” pretende promover os vinhos da região e regressa à capital, com 450 vinhos de 70 produtores, após dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19.
Com 450 vinhos alentejanos em prova a 12ª edição de “Vinhos do Alentejo em Lisboa” arrancou esta sexta-feira no Centro Cultural de Belém, prolongando-se até amanhã 19. Nos dois dias de evento, os amantes e apreciadores de vinho vão ter a oportunidade de apreciar brancos, tintos e rosés de mais de 70 produtores do Alentejo.
No âmbito desta iniciativa foi ainda debatida esta tarde a sustentabilidade no setor vitivinícola e as características singulares das castas alentejanas. Provas temáticas com direito a debates relacionados com as castas e as particularidades dos vinhos da região são outra das iniciativas previstas no programa dos Vinhos do Alentejo em Lisboa
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana conta com a presença de mais de três mil e 500 visitantes, neste certame, no qual se vai dar a conhecer os novos lançamentos das várias casas vinicolas alentejanas.
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, sendo responsável por cerca de 40 por cento do valor total das vendas, no universo das 14 regiões vitivinícolas em Portugal.
Um total de 30 por cento da produção de vinhos do Alentejo, tem como destino a exportação, sendo atualmente o Brasil, Suíça, Estados Unidos da América, Reino Unido e Polónia os seus principais mercados.
Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo, possui uma área de vinha de 23,3 mil hectares, sendo responsável por cerca de 40 por cento do valor total das vendas, no universo das 14 regiões vitivinícolas em Portugal posicionando-se como líder nacional em vinhos certificados.
No sábado, pelos 19h30, os participantes interessados no emblemático Vinho de Talha, poderão assistir a uma sessão explicativa acerca desse tema, já que o Alentejo, é uma das duas únicas regiões do mundo que produz vinho de talha há mais de dois mil anos.
O programa de Sábado, 19 de novembro, é o seguinte:
15h00 – Abertura de portas do “Vinhos do Alentejo em Lisboa”
16h00 – Sessão “Vinho de Talha, uma tradição milenar”
18h00 – Workshop sobre o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA): – “Vinhos do Alentejo – Únicos por Natureza, Únicos pela Natureza!”
19h30 – Sessão de food pairing “Sobremesas e vinho”
21h00 – Encerramento do evento