“Passagers” do coletivo circense Les 7 Doigts de la Main, foi um verdadeiro sucesso no Coliseu do Porto

“Passagers” do coletivo circense Les 7 Doigts de la Main (Os sete dedos da mão), que decorreu no Coliseu do Porto, foi um sucesso estrondoso.

Passagers Coliseu do Porto
"Passagers" do coletivo circense Les 7 Doigts de la Main, foi um verdadeiro sucesso no Coliseu do Porto - ©Joaquim Machado

O espetáculo “Passagers” do coletivo circense Les 7 Doigts de la Main (Os sete dedos da mão), dirigido pela coreógrafa Shana Carroll, que decorreu no Coliseu do Porto, foi um sucesso estrondoso.

Les 7 Doigts de la Main (Os sete dedos da mão)” é um coletivo circense que trouxe ao nosso país “Passagers” um espetáculo de circo contemporâneo que conta uma  história sobre uma viagem de comboio, em que estranhos se encontram. Inspirados pelo movimento e pela passagem do percurso, eles contam as suas histórias feitas de fugas e encontros.

“Passagers” é um show inovador que combina acrobacia, teatro, música e dança numa performance verdadeiramente mágica sobre estranhos em trânsito. Em vez de ficarem sentados em silêncio, os passageiros deste comboio expressam os seus sonhos e visões através da exuberância de seus corpos, contando histórias humanas com habilidades sobre-humanas.

Essas práticas são notórias no desempenho do coletivo de “Passagers” que, além  das disciplinas circenses (trapézio, acrobacia, números aéreos, malabarismo, mastro chinês, entre outras), consegue conjugar impressionantes representações teatrais, coreográficas e musicais interpretados ao vivo.

No comboio, há passageiros que entram e saem, em duos, a solo, em pirâmides humanas. Há desconhecidos que se (con)fundem, há ilusões que se transportam pelo ar. Há destinos alterados, desistências, persistências e imprevistos. Como na vida.

O espétaculo “Passagers”, muito aplaudido pelo público que lotou a magnifica sala do Coliseu do Porto, em duas noites foi dirigido magistralmente pela coreógrafa Shana Carroll, uma das fundadoras deste coletivo circense.

Les 7 Doigts de la Main foi criada há 21 anos em Montreal, no Canadá, com sete artistas (dedos) que eram parte do elenco do mítico Cirque du Soleil. Shana Carroll, a atual diretora da companhia, é a sua figura referencial e foi uma das criativas a idealizar o segmento da Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, tendo ainda sido codiretora do primeiro espetáculo no gelo “Crystal”, que passou por Portugal, além de trabalhar como coreógrafa na Broadway.

aNOTÍCIA.pt