Carnaval de Ovar: Samba, folia e milhares de participantes nas ruas

Carnaval de Ovar: Samba, folia e milhares de participantes nas ruas, para desfilar na maior e mais reconhecida festa da cidade de Ovar

Ovar Carnaval Samba e folia
Carnaval de Ovar: Samba, folia e milhares de participantes nas ruas - ©Flavio Alberto

O Carnaval de Ovar, saiu à rua com muito samba, folia e milhares de visitantes nas ruas, que participaram naquela que é considerada a maior e mais reconhecida festa de Ovar e do concelho de Aveiro, e que se assume como uma tradição marcante na cultura, no modo de vida e no sentir vareiro.

Em Ovar, a programação do Carnaval estende-se por mais de um mês com várias iniciativas e atividades dedicadas a diferentes públicos, entre as quais, o Carnaval Infantil, o Carnaval Sénior, a Caminhada de Carnaval, a Chegada do Rei, a Noite Dominó, a Noite de Reis, a Noite Mágica e os Grandes Corsos Carnavalescos de Domingo Gordo e Terça-feira, que envolvem mais de dois mil figurantes de quatro Escolas de Samba e 20 grupos, Carnavalesco e Passerelle.

Após dois anos de interegno, o corso que marca o Carnaval de Ovar, voltou a desfilar com muito samba e folia, reaproveitando carros e adereços que ficaram por utilizar em 2022 e equacionando vender depois esses materiais para maior sustentabilidade económica e ambiental.

No desfile um dos grupos carnavalescos que defendem a economia circular é o Vampiros, que em 2023 assinala 52 anos de uma atividade em que se afirmou como especialista na conceção de maquetes à base de esponja e foi “pioneiro no bilhete-turista”, que permite a visitantes externos integrarem o corso.

Perante uma plateia constituída por 5.000 pessoas dispostas por bancadas e 11.000 espetadores apeados, alguns dos quais fantasiados de Minions, Rainha de Copas ou Harley Quinns, o  corso do Carnaval de Ovar exibe ainda grupos com máscaras como as de “Empregado do Mês”, varredores de lixo, jogadoras de basebol, piratas, dançarinos tribais e vendedores de bijuteria cubana, todos eles a prestarem vassalagem, claro está a El-Rei D. Nelson Trolley’s Toons e Sua Alteza a Rainha D. K’Ana Raxada.

Sobre o Carnaval de Ovar

O Carnaval de Ovar é considerado um dos mais antigos do País, apesar de não se saber ao certo quando é que as celebrações começaram, há referências à época festiva desde 1887. No entanto, é o ano 1952 que marca a passagem de um Carnaval espontâneo para algo organizado.

Muito inspirado na cultura brasileira e no samba, o Carnaval de Ovar dura 10 dias. Das festividades vão fazer parte cerca de dois mil figurantes, pertencentes a 14 grupos diferentes. Há ainda seis grupos de passerelle e quatro escolas de samba. Há bailes, desfiles e pela noite fora há concertos, espetáculos e os foliões juntam-se nas ruas para celebrar esta época festiva.