Tivoli Avenida Liberdade celebra 90º aniversário com programa cultural, histórico e gastronómico

Tivoli Avenida Liberdade celebra 90º aniversário com concerto de Maria João & Mário Laginha, filme “A Canção de Lisboa” e documentário sobre Beatriz Costa

Tivoli Avenida Liberdade aniversário
Tivoli Avenida Liberdade celebra 90º aniversário com programa cultural, histórico e gastronómico - ®DR

No próximo domingo, dia 19 de março, o Tivoli Avenida Liberdade celebra nove décadas de vida, mas neste aniversário os presentes estão reservados para todos os que visitarem este emblemático hotel da cidade de Lisboa, para usufruir de uma programação aberta à comunidade, dedicada à sua história, cultura e gastronomia.

Neste dia de duplo festejo, aniversário do Tivoli e celebração do Dia do Pai, a Cervejaria Liberdade preparou um menu especial, inspirado nos anos 30 e no que era servido na época – o Menu 33 estará disponível, ao almoço e jantar, de 19 a 25 de março para celebrar os 90 anos do Tivoli Avenida Liberdade, com um custo de €59 por pessoa. É composto por uma entrada de sopa de peixe, rouille, tostas de alho e tomate; o prato principal são os famosos Filetes de linguado enrolados em camarão, molho americano e florões de massa folhada e para finalizar há um carro de sobremesas à escolha e café. O menu inclui ainda um pairingde vinhos.

Para celebrar esta data tão especial, no dia 19, o Menu 33 vai estar à venda por um preço simbólico dos anos 30, que corresponde a 33 escudos (€0,16). O menu por este valor será atribuído às primeiras 5 reservas, sendo que este preço simbólico estará disponível a um máximo de duas pessoas por mesa, num total de 10 pessoas. Reservas do Menu 33 através do telefone 933 001 457.

A celebração ruma de seguida ao Salão Tivoli, onde às 15h00 será exibido o primeiro filme sonoro inteiramente produzido em Portugal, “A Canção de Lisboa“, um clássico intemporal da comédia portuguesa, que estreou no ano de abertura do hotel, em 1933, e que tem como protagonistas Vasco Santana, o primeiro grande ídolo português e Beatriz Costa, cuja história de vida se funde indiscutivelmente com a história do Hotel, casa da atriz durante mais de 30 anos.

Após o clássico do cinema português, é tempo de rever o documentário, gentilmente cedido pela RTP, “A Alegria é a Minha Religião“, agendado para as 16h45, da autoria de Paula Castelar e Henriques Mateus, com realização de Laurent Filipe, homenagem a esta figura ímpar da cultura portuguesa, uma das mais carismáticas e aplaudidas atrizes nacionais. Ambas as sessões decorrem no Salão Tivoli, que alberga o espólio da artista Mily Possoz, e são de livre acesso, mas requerem reserva de lugar para o e-mail: [email protected]

A partir das 18h00, o lobby do hotel torna-se o palco desta celebração, com o concerto de Maria João acompanhada ao piano por Mário Laginha, voz e piano que respiram em uníssono, um território musical onde a partitura abre espaço ao improviso, para lá do jazz, numa parceria com mais de trinta anos de história comum. O concerto é de entrada livre. E porque em dia de aniversário o bolo é presença obrigatória, a festa termina com um brinde de votos de uma nova década repleta de sucessos e de experiências memoráveis.

aNOTÍCIA.pt