As comemorações do “Dia da Marinha” que estão a decorrer na cidade do Porto desde o dia 18, têm levado à Ribeira várias atividades como batismos de mar, escalada, mergulho e o uso de realidade virtual para comandar um navio, entre outras.
As festividades ocorrem principalmente na Alfândega e no Cais da Ribeira, estendendo-se ainda da zona ribeirinha até à baixa da cidade, passando por locais emblemáticos como o Mercado do Bolhão, a Estação de São Bento, a Rua das Flores e a Rua de Santa Catarina.
Também o Navio-escola Sagres se juntou às comemorações do Dia da Marinha, fazendo a passagem pelo rio Douro – pela primeira vez em 25 anos -, com início no Porto de Leixões, em Matosinhos, cruzando a Foz e tendo como destino de atracagem o Cais da Ribeira, junto à Ponte Dom Luís.
O Navio-escola Sagres, construído em 1937, tem, desde 2017, a insígnia de membro honorário da Ordem Militar de Avis, sendo a embarcação mais nobilitada e a que possui mais insígnias estrangeiras, a nível nacional.
Com visitas gratuitas o Navio-escola Sagres está aberta ao público até domingo. A sua grandiosidade e beleza tem despertado a atenção de locais e turistas, que formam grandes filas para assistir à curta viagem pela margem da Invicta. O momento da chegada, juntamente com a saída dos tripulantes, contou com a presença do Almirante Gouveia e Melo e de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto.
Na noite de sexta-feira, o parque de estacionamento da Alfândega foi palco de um concerto da Banda da Armada, liderada pelo Capitão-de-fragata, Délio Gonçalves, a que se juntou o músico Miguel Guedes, dos Blind Zero, uma dupla improvável que interpretaram grandes êxitos musicais de Frank Sinatra, Rui Veloso, Jorge Palma, U2 entre outros. O recinto da Alfandega esteve repleto de público, com várias caras conhecidas da cidade, entre as quais estavam o Almirante Gouveia e Melo e Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto. O concerto foi bastante animado e terminou com uma grande ‘chuva’ de aplausos.
O “ponto alto” das celebrações do “Dia da Marinha” será amanhã, domingo (21) com todas as atenções voltadas para a cerimónia militar, que, a partir das 12 horas, junta uma formação de cerca de 500 militares para um desfile na Rua Nova da Alfândega, podendo ser visto por toda a população. Na última parte do desfile, que durará cerca de uma hora e meia, está prevista uma demonstração de capacidades junto ao rio Douro.
A preceder a cerimónia, a Marinha organiza uma celebração religiosa na Igreja de São Francisco, às 10h30.