O Beja AirShow voltou a colorir os céus do baixo Alentejo

Perto de 100 mil pessoas assistiram ao Beja AirShow, organizado pela Força Aérea, que decorreu ontem, 18 de junho, em Beja.

Beja Airshow
O Beja AirShow voltou a colorir os céus do baixo Alentejo - ®DR

Num festival organizado pela Força Aérea Portuguesa, a Base Aérea N.º 11, em Beja, foi palco Beja AirShow, que proporcionou às cerca das cem mil pessoas, que mantiveram os olhos nos céus, as mais fantásticas acrobacias e demonstrações aéreas.

Com espetáculos aéreos durante todo o dia, os céus ficaram pintados com as atuações dos Red Arrows – a patrulha acrobática da Royal Air Force e cabeça de cartaz deste festival –, Yakstars, Patrulla Aspa e La Marche Verte. Os F-16M portugueses encerraram o festival aéreo.

Durante a manhã, foi ainda possível assistir a passagens aéreas de TB-30 Epsilon, A-29 e KC-390, para além de demonstrações de capacidades pelos helicópteros AW119 Koala e EH-101 Merlin.

Diversas atrações foram também proporcionadas durante o evento, com destaque para batismos de voo em C-130H e uma conferência sobre o futuro da Força Aérea.

Neste mesmo dia, quando o relógio assinalou as 12H00, quatro F-16M portugueses juntamente com os Red Arrows, sobrevoaram Lisboa, mais concretamente o Rio Tejo, Parque Eduardo VII e Marques do Pombal.

O sobrevoo pretendeu marcar a aliança entre Portugal e o Reino Unido, mais concretamente os 650 anos da assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, Tratado que foi selado na Catedral de São Paulo em Londres, em 16 de junho de 1373, pelo Rei Eduardo III de Inglaterra e o Rei D. Fernando e a Rainha D. Leonor de Portugal.

Trata-se do segundo de diversos tratados celebrados entre os dois países que formalizam a aliança Luso-Britânica, baseada na paz e amizade perpétua entre os dois países.

O festival Beja AirShow insere-se nas comemorações do 71.º aniversário da Força Aérea que este ano tem como palco a cidade de Bragança.

aNOTÍCIA.pt