Lourinhã divulga programa da Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista

Da Guerra para a Paz, é o tema do evento Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista que vai acontecer de 14 a 16 de julho

Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro
Lourinhã divulga programa da Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista - ®DR

Em julho, de 14 a 16, o Município da Lourinhã vai assinalar a data do 215º aniversário da Batalha do Vimeiro com a Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista. A iniciativa, que conta com a parceria da Junta de Freguesia do Vimeiro, da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) e da Associação Napoleónica Portuguesa (ANP), será celebrada através de um conjunto de atividades para todas as idades.
 
Este ano o evento será temático com o nome Da Guerra para a Paz, procurando evidenciar a importância de conhecer a história para construir o caminho para a paz e cooperação, com a presença de recriadores históricos de nações outrora beligerantes, hoje reunidos sob o signo da paz e da partilha cultural. O evento decorre junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), num espaço ilustrado à época, e conta com muita animação de rua, concertos, tasquinhas, artesanato e ofícios representativos daquele período.
 
O programa começa pelas 19h00 do dia 14 de julho com uma performance teatral intitulada D. João VI e a Paz, pela artista Ana Rosa Abreu, a que se segue o momento musical Da Guerra para a Paz, pelo grupo Ensemble Vocal Introitus. Este último é um grupo de oito vozes masculinas que aposta na divulgação da música portuguesa através da realização de concertos dinâmicos que criam emoções no público. Pelas 22h00, terá lugar uma das atividades mais esperadas, o Baile Oitocentista, com o grupo de danças históricas da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro. O baile será acompanhado pelos Ahkorda, um grupo de trad/folk, com uma forte conexão à componente da dança e o conceito e espírito do Novo Baile Português. Os Ahkorda atuarão depois no Palco Wellington, pelas 23h00, convidando o público a interagir e dançar. O dia termina com o espectáculo de fogo Solstício, pelo grupo Anymamundy.

No dia 15 de julho, pelas 11h00, haverá um percurso comentado pelas ruas do Vimeiro, que percorrerá locais com memórias associadas à batalha. Pelas 15h00 têm lugar as Lições sobre a Vida Militar no Acampamento Militar, com a presença de recriadores históricos. Para além de muitas atividades para os mais novos e as famílias, a decorrerem no CIBV, haverá, pelas 16h00, um workshop de danças e, pelas 17h30, uma atuação do Rancho Folclórico “Os Pescadores de Ribamar”. A exibição do documentário “The Making of Wellington: The Battle of Vimeiro” acontecerá no CIBV, pelas 18h30, sessão que voltará a acontecer no dia 16 de julho, pelas 18h00. O momento alto do dia será a Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro, com a presença de grupos de recriadores nacionais e estrangeiros, pelas 22h00, no campo de batalha.
 
No dia 16 de julho, volta a ter lugar a recriação histórica da batalha, com escaramuças pelas ruas do Vimeiro, às 11h00, e o Assalto à Igreja, pelas 11h30. Pelas 14h30, a Associação de Jogos de Simulação de Portugal dinamiza a atividade Simulações de Táticas e de Combates Napoleónicos e, pelas 15h30, começam as Lições Sobre a Vida Militar no Acampamento Militar. Pelas 16h30, haverá um concerto com o grupo Adufe e Alguidar e o Coro Municipal da Lourinhã, no Palco Wellington. O grupo Adufe e Alguidar é constituído por sete vozes femininas, que dão corpo a um projeto de canto e percussão, que atravessa simbologias e tradições com ritmos de adufe e outros.
 
O evento termina pelas 20h30, depois da Cerimónia do Arriar das Bandeiras, seguida de uma salva de mosquete.
 
 “Depois de um interregno de três anos, é com muito orgulho que voltamos a organizar a recriação histórica e o mercado oitocentista do Vimeiro, com a presença de recriadores nacionais e estrangeiros. Para todos os que por aqui passem nos dias 14,15 e 16 de julho, garantimos um programa rico a nível cultural e histórico. Os visitantes podem vivenciar o património de forma mais próxima, o que cria experiências únicas e diferenciadoras“, explica José Tomé, vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã.  

aNOTÍCIA.pt