Jogos Europeus: Equipa Portugal conquista quatro medalhas

Equipa Portugal, nos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023, conquista duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze

Jogos Europeus medalhas
Jogos Europeus: Equipa Portugal conquista quatro medalhas - ®DR

O Dia Olímpico foi dia de celebração para a Equipa Portugal nos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023, com a conquista de quatro medalhas: ouro – Messias Baptista (Canoagem); ouro – Auriol Dongmo (Atletismo); prata – João Coelho (Atletismo); e bronze – Francisca Laia (Canoagem). A somar ao bronze ganho por Ana Cruz (Karaté) na quinta-feira sobe para cinco o número de medalhas ganhas pelos atletas portugueses, na Polónia.

No quarto dia de competição dos Jogos Europeus, para além das medalhas, houve mais resultados interessantes. Vamos ao resumo do dia

ATLETISMO

Medalhas de ouro e prata para a Equipa Portugal nestes Jogos Europeus, com a vitória de Auriol Dongmo no lançamento do peso e o 2.º lugar de João Coelho nos 400m.

Dongmo garantiu a vitória no concurso de lançamento do peso com a melhor marca de 19.07 metros, à frente da alemã Yemisi Ogunleye (18.85) e da sueca Axelina Johansson (18.32). A atleta da Equipa Portugal fez ainda mais três lançamentos válidos, a 18.45, 18.42 e 18.38.

Auriol Dongmo: “Tenho alguma dificuldade quando não consigo lançar mais longe no primeiro ensaio. É mais difícil ficar focada para poder responder. A marca, graças a Deus, foi suficiente para ganhar. Normalmente, devia lançar muito mais longe, mas às vezes não percebo porque é que as coisas não andam. Na altura certa, as marcas que eu quero vão sair. No Campeonato do Mundo tenho de lançar mais longe, espero ganhar alguma coisa.”

Nos 400m, João Coelho foi o 2.º classificado com o novo recorde nacional fixado em 45.05 segundos, atrás do norueguês Havard Ingvaldsen (44.88) e à frente de Liemarvin Bonevacia (45.06), dos Países Baixos.

A reação entusiasmada de João Coelho: “A prata é nossa, o recorde nacional também, numa grande corrida, com grandes atletas da Europa. Claro que gostava de fazer 44 (segundos), mas estou muito contente. Saio daqui de cabeça erguida, dei o meu melhor e para a próxima a marca sai. Estou muito perto de fazer os mínimos para os Jogos Olímpicos e para o Mundial.”

As medalhas nos Jogos Europeus são atribuídas em função das melhores marcas registadas nas três divisões do Campeonato da Europa de equipas de Atletismo, a decorrer em Chorzow, Polónia.

Também na jornada desta sexta-feira, Liliana Cá foi 4.ª classificada no lançamento do disco feminino, com a melhor marca de 63.21. Nos 400m femininos, Cátia Azevedo foi 8.ª classificada, com o tempo de 51.93, e Tiago Pereira foi o 4.º no triplo salto, com 16.32.

Nos 800m masculinos, José Carlos Pinto classificou-se na 10.ª posição, com 1.47,76; Etson Barros foi o 14.º nos 3000m obstáculos, com 8.53,47. No lançamento do martelo feminino, Maria Pestana foi 13.ª, com 61.14; Mariana Machado terminou os 5000m femininos no 6.º lugar, com 15.33,93. Arialis Gandulla foi a 8.ª nos 100m femininos, que correu em 11.33; na prova masculina, Carlos Nascimento foi 10.º, com 10.38, a sua melhor marca pessoal da temporada. No salto com vara, Pedro Buaró fez 5.65, recorde pessoal, terminando na 6.ª posição.

Portugal finalizou o primeiro dia do Campeonato da Europa de equipas, 1.ª divisão, no 6.º lugar, com 117,5 pontos. Lidera a Itália, com 141 pontos.

CANOAGEM

Duas medalhas em poucos minutos deram um brilho especial à tarde de céu cinzento nestes Jogos Europeus na pista de Kryspinow, nos arredores de Cracóvia. Messias Baptista deu o primeiro ouro a Portugal nesta competição, na prova de K1 200 metros. O canoísta português arrancou logo na liderança, que manteve até à chegada à meta. “Consegui sair bem, senti-me rápido e competitivo. Acho que ainda não estou em mim. Sem dúvida que é um momento alto, ontem não sorriu para nós e hoje consegui “vingar-me” e levar uma medalha para casa, é surreal”. A completar o pódio com o português que terminou com o tempo de 36.845 segundos, ficou o sueco Petter Menning (37.179) e Robert Akmens da Letónia (37.189).

Imediatamente antes, Francisca Laia alinhou na final de K1 200 metros e com uma partida forte posicionou-se desde início na frente da corrida, o que lhe permitiu discutir os lugares de pódio, tendo terminado no 3.º lugar com 41.058 segundos. “Apesar dos 200 metros já não serem olímpicos eu adoro fazer esta prova porque é uma prova que se decide em milésimos de segundo. Quero dedicar esta medalha a todos os portugueses, estou muito contente”. A 1.ª classificada foi Emma Jorgensen da Dinamarca (40.106) e a prata foi entregue a Milica Novakovic da Sérvia (41.006).

Ainda no bloco das finais desta tarde, Hélder Silva foi 9.º classificado na prova de C1 200 metros – 41.192 – numa corrida em que foi vencedor Henrikas Zustautas da Lituânia – 39.700.

Portugal somou mais duas presenças nas finais de amanhã, último dia de competição da Canoagem nestes Jogos Europeus, com o apuramento de Fernando Pimenta em K1 500 metros, o primeiro lugar da sua meia-final e o tempo de 1:39.514. Também Joana Vasconcelos estará na final de amanhã desta distância, fruto do 3.º lugar na sua meia-final (1:54.407). A dupla Hélder Silva e Inês Penetra terminou o C2 200m misto em 2.º lugar (40.644) e também avança para a final A de amanhã. Marco Apura falhou a progressão para a final ao terminar as meias-finais de C1 500 metros no 8.º lugar (1:54.433)

KARATÉ

Tiago Duarte entrou em ação no torneio de kumite -75kg de Karaté, não conseguindo ultrapassar a fase de grupos, o que o levou a concluir a competição no 7.º lugar.

O atleta português somou duas derrotas na Arena de Bielsko-Biala, primeiro perante o italiano Daniele de Vivo, por 0-5, e depois frente ao ucraniano Andrii Zaplitny, por 0-2. Fechou a fase de grupos com um empate a zeros com Farid Aghayev, do Azerbaijão.

NATAÇÃO ARTÍSTICA

Hoje foi dia da equipa feminina de Natação Artística completar a sua participação nos Jogos Europeus 2023 com o exercício técnico. As portuguesas pontuaram um total de 184.6558, sendo que a dificuldade foi valorizada em 22.250, os elementos em 99.6558 e a impressão artística em 85.0000. Venceu a prova a equipa espanhola com 278.4066, seguida da Itália (249.1145) e da França com 242.6716. A equipa portuguesa, composta por Marta Moreira, Lara Botelho, Beatriz Gama, Filipa Faria, Inês Dubini, Carlota Fonseca, Anna Carvalho, Mariana Rocha, Joana Rosa e Matilde Sousa, foi 7.ª classificada.

Amanhã será a final de dueto feminino livre que conta com as portuguesas Cheila Vieira e Maria Beatriz Gonçalves, que foram apuradas para a final com a 8.ª melhor classificação das qualificações.

PADEL

Afonso Fazendeiro e Miguel Oliveira garantiram a presença nas meias-finais do Padel, que se mudam agora do pavilhão para a Praça Central de Cracóvia, local dos jogos decisivos da modalidade nos Jogos Europeus 2023.

A dupla portuguesa venceu em dois ‘sets’ os franceses Adrien Maigret e Benjamin Tison, ambos por 7-6 num encontro que passou a hora e meia de duração mas que confirmou a superioridade dos portugueses, 5.ºs cabeças-de-série do torneio. Amanhã, no centro da cidade, os portugueses medem forças com os espanhóis Alonso Rodriguez e Pablo Garcia, 1.ºs cabeças-de-série da competição.

Miguel e Nuno Deus lutaram até ao último ponto para também seguir em frente na competição mas não conseguiram ultrapassar os espanhóis Daniel Santigosa e David Gala. Depois de terem perdido o primeiro ‘set’ por 2-6, o segundo ‘set’ com mais de uma hora de duração, foi decidido no tie break com vantagem final para os espanhóis, 2.ºs cabeças-de-série.

Em pares mistos, Miguel Deus e Catarina Vilela foram afastados nos quartos-de-final pelos franceses Lucile Pothier e Thomas Leygue. Se o primeiro ‘set’ pendeu para o lado português, com vitória por 7-5, já o segundo foi ganho pelos franceses por 6-4, que voltariam a vencer por 6-2 no terceiro e decisivo ‘set’; Portugal fica assim sem participação no quadro de duplas mistas dos Jogos Europeus.

TAEKWONDO

O “suspense” durou até às 14h40 desta sexta-feira, mas Rui Bragança não foi repescado na competição de Taekwondo (-58 kg) dos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023 e terminou a sua participação na ronda de 16.

O atleta da Equipa Portugal começou por perder frente ao francês Cyrian Ravet, por 2-0, pouco depois das 11h00, num combate decidido verdadeiramente nos últimos segundos, com uma rotação que virou o marcador. Começou a espera para perceber se Ravet se apuraria para a final, o que abriria a hipótese de Rui Bragança poder ser repescado. Mas não, o atleta francês ainda ganhou mais uma ronda, mas cedeu nas meias-finais e as hipóteses de Rui Bragança acabaram horas depois.

TÉNIS DE MESA

Marcos Freitas qualificou-se esta sexta-feira para a ronda de 32, com uma vitória em quatro partidas (4-0) sobre o sérvio Dimitrije Levajac. O encontro respeitante à 2.ª ronda preliminar teve história curta, dada a superioridade manifestada pelo mesatenista da Equipa Portugal, que venceu sucessivamente por 11-9, 11-7, 11-3 e 11-8.

O próximo adversário de Marcos Freitas será o croata Tomislav Pucar.

TIRO

João Costa e Joana Castelão foram os 25.ºs classificados na prova de equipas mistas de Tiro com pistola 10m. Os atiradores da Equipa Portugal somaram 561 pontos – João Costa 285 e Joana Castelão 276 – e ficaram fora da ronda das medalhas, só acessível às primeiras quatro equipas entre as 28 que participaram na qualificação.

TIRO COM ARCO

Nuno Carneiro vai defrontar o francês Nicolas Bernardi na ronda de 1/32 da competição de Tiro com Arco dos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023, na próxima segunda-feira, às 8h15

Esta sexta-feira, o arqueiro da Equipa Portugal participou na ronda de seriação para as eliminatórias individuais, na qual foi o 45.º classificado entre 47 participantes, com um total de 622 pontos, num dia em que o início da competição esteve suspenso durante algum tempo devido ao mau tempo que se abateu sobre Cracóvia. 

Resultados aqui e programa do dia 24 de julho aqui.

aNOTÍCIA.pt