Força Aérea faz resgate de mulher na Praia da Ursa, em Colares

O resgate da mulher foi efetuado por um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea, em virtude do areal se situar numa zona de difícil acesso

resgate de mulher
Força Aérea faz resgate de mulher na Praia da Ursa, em Colares - ®DR

Este domingo, dia 20 de agosto, ao final da tarde a Força Aérea foi ativada para proceder ao  resgate de uma mulher doente que se encontrava na praia da Ursa, em Colares.

Para efetuar a missão foi ativado um helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751– “Pumas” que descolou da Base Aérea N.º 6, no Montijo, pelas 16H25 tendo voltado à base às 17H30, totalizando 1H05 de missão.

A mulher, com 30 anos de nacionalidade brasileira, foi transportada para a unidade hospitalar mais próxima.

A operação de resgate da mulher doente esteve a cargo do Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa) e do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), da Marinha.

Sobre:

A Esquadra 751 – “Pumas” foi criada em 28 de abril de 1978. Após o período de descolonização, os SA-330 PUMA sofreram ligeiras modificações e foram aplicados na execução de missões de Busca e Salvamento nas áreas de responsabilidade atribuídas a Portugal no âmbito dos seus compromissos internacionais. De salientar que as regiões de responsabilidade de salvamento atribuídas a Portugal, coincidentes com a Região de Informação de Voo (FIR) de Lisboa e Sta. Maria, representam a maior área de responsabilidade da Europa. Além de Busca e Salvamento (SAR) a Esquadra 751executa outras missões, no âmbito estritamente militar, o apoio tático e outras missões de interesse público, como é o caso das missões de vigilância marítima.

Em 2005 a Esquadra 751 passou a contar com o moderno AgustaWestland EH-101 Merlin que veio substituir o consagrado SA-330 PUMA. Este foi um marco extremamente significativo pois permitiu à Esquadra ficar dotada de tecnologia de ponta e também aumentar a sua capacidade de operação. Este aumento de capacidades foi já traduzido em centenas de vidas salvas. Após a introdução do EH-101 “Merlin” existiu uma reestruturação do dispositivo SAR (busca e salvamento) nacional e assim os cerca de 100 militares que compõem a Esquadra 751 trabalham para que a mesma tenha, 24 horas por dia, 365 dias por ano, uma tripulação de alerta permanente na Base Aérea N.º 6, Montijo, uma tripulação e aeronave no AM3 Porto Santo e duas tripulações e duas aeronaves na Base Aérea N.º 4, Lajes.

A Esquadra 751, desde a sua criação, já salvou mais de 5000 vidas, nas cerca de 64 mil horas de voo da esquadra, continuando dia a dia a honrar o lema “Para que outros vivam”!

aNOTÍCIA.pt