Vinícius Santiago é o novo embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) acaba de eleger Vinícius Santiago, como embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil.

Vinhos do Alentejo Brasil
Vinícius Santiago é o novo embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil - ®DR

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) acaba de eleger Vinícius Santiago, o vencedor da 10ª edição do “Concurso de Melhor Sommelier do Alentejo 2023”, uma competição já emblemática na região que elege a personalidade que vai ficar responsável por levar os saberes e sabores alentejanos, nomeadamente os Vinhos do Alentejo, até ao maior mercado de exportação, o Brasil. Vinícius Santiago foi destacado como vencedor do certame, cujo título foi disputado por seis finalistas.

O painel de jurados – composto por João Geirinhas, presidente do júri, sócio e diretor da revista Grandes Escolhas; Marc Pinto, diretor de vinho na Fifty Seconds Martin Berasategui; Ivo Peralta, sommelier na Jncquoi Club; Tiago Caravana, diretor de Marketing da CVRA e Domingos Meirelles, diretor da Exponor Brasil, elegeram Vinícius Santiago, como o Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo no Brasil pela excelência na prova prática de serviço, pelo seu conhecimento sobre a região vitivinícola e pela forma como foi capaz de passar esse conhecimento nessa prova, cruzando informações de forma interessante e criativa.

Os finalistas estiveram no Alentejo na passada semana, de 20 a 24 de novembro e foram selecionados depois de passarem por diversas fases de seleção e por provas práticas. O concurso contou com mais de 60 inscritos que foram submetidos a várias questões sobre o Alentejo, os seus vinhos e cultura, e destes, apenas 21 especialistas seguiram para as provas práticas que decorreram em junho, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Dos finalistas desta edição fizeram parte os sommeliers Bruno Margulhano, representante da Florence Vinhos; Diego Arrebola, sócio e embaixador da marca de vinhos Ary e bicampeão do título de “Melhor Sommelier do Brasil” pela Associação Brasileira de Sommeliers; Marcus Vinicius Medrazi, professor de certificações internacionais (IWC e AWC) pela ISG e sócio fundador da THEU Vinho; Pedro Barcellos, professor na ABS-RJ e sommelier na Bazzar à Vins; Vinícius Conde, diretor estadual da Sommelier School; e Vinícius Santiago, professor na ABS-RJ, na Wine & Spirit Education Trust (WSET) e na Eno Cultura e sommelier na Víssimo Group.

De salientar que esta é uma iniciativa dirigida ao maior mercado de exportação de vinhos alentejanos, com a assinatura da CVRA, com vista a fortalecer a relação entre o Alentejo e o Brasil, país para o qual os Vinhos do Alentejo, já exportaram, até junho de 2023, mais 7% em valor e 10% em volume, face ao período homólogo, que representam 16,5 milhões de euros e 4,7 milhões de litros.

SOBRE A COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL ALENTEJANA:

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade. Assumindo elevados padrões de rigor, transparência e imparcialidade, a CVRA é um organismo certificador acreditado pela ISO/IEC 17065:2014, com os seus laboratórios de análises físico-químicas e sensoriais acreditados pela ISO/IEC 17025:2018. Acresce ainda a certificação pela ISO 14001:2015, devido ao forte compromisso ao nível ambiental da CVRA.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

aNOTÍCIA.pt