Mário Patrão e António Maio continuam a subir na classificação geral do Rally Dakar

Mário Patrão entrou no Top 20 da classe Rally 2 e António Maio continua a subir posições na classificação geral do Rally Dakar

Rally Dakar
Mário Patrão e António Maio continuam a subir na classificação geral do Rally Dakar - ®DR

No terceiro dia do Rally Dakar, Mário Patrão, voltou a vencer entre os veteranos, desta feita na terceira etapa de 438 km que hoje ligou a Al Duwadimi a Al Salamiya, somando assim a sua terceira vitória em etapas nesta categoria. O resultado permitiu ao piloto subir quatro posições da geral e dois lugares na classificação Rally 2, na qual ascendeu ao Top 20.

Após terminar a etapa Mário Patrão, esclareceu: “hoje a navegação foi particularmente difícil, andei sempre sozinho. O troço teve um pouco de tudo: pedra, pistas rápidas, pistas arenosas e dunas. Foi literalmente um misto. A etapa foi extremamente longa e difícil, o que implicou maior concentração para não haver falhas. Este início tem sido muito duro pois a navegação não tem sido fácil e os troços escolhidos idem. A organização apostou em dureza nestas primeiras etapas. Espero conseguir descansar para amanhã regressar e continuar a lutar pelo pódio, foi para isso que trabalhei estes meses” revela o piloto que figura na 36ª posição da geral e fecha o top 20 da classificação Rally 2.

Também António Maio terminou a terceira etapa do Rali Dakar conseguindo escalar posições da classificação geral do Rally Dakar ao terminar os 438 km cronometrados, da etapa que ligou Al Duwadimi a Al Salamiya, no 22º lugar. O piloto da Yamaha gastou 4h59m47s a realizar esta complexa jornada, pontuada por grandes secções de dunas, e ocupa agora o 24º posto da geral a apenas 8 minutos do ambicionado Top 20. Após esta etapa o piloto da Yamaha é ainda o 15ª entre os pilotos Rally GP.

“Está concluída mais uma etapa. Consegui imprimir um bom ritmo e andei sempre no encalço dos pilotos da frente. Apanhámos uma secção de dunas bastante difícil que consegui ultrapassar bem, mas já no final da especial perdi muito tempo e acabei por me desconcentrar. No entanto, estou bem fisicamente e a mota está impecável. Uma vez que hoje é a primeira parte da etapa maratona, o Bruno tem apenas 2 horas para fazer a manutenção e a seguir vamos seguir para bivouacs diferentes. Hoje vou pernoitar num acampamento exclusivo para os pilotos da prova”, referiu António Maio.

De salientar que após as declarações prestadas pelo piloto, este sofreu uma penalização de 13m10s. Oportunamente serão reveladas as razões que levaram à referida penalização.

Amanhã cumpre-se a quarta etapa do Rally Dakar 2024. Será a segunda fase da etapa maratona que vai conduzir a caravana até Al-Hofuf. O setor seletivo será composto por 299km e será particularmente desafiante ao nível da navegação.

aNOTÍCIA.pt