Semana do Salmão Selvagem e Bacalhau Negro do Alasca á mesa do Espada

Durante a Semana Selvagem, o Chef Mário Cardoso do ESPADA destaca o Salmão Selvagem e o Bacalhau Negro do Alasca, num menu cheio de sabor.

Semana Salmão Selvagem
Semana do Salmão Selvagem e Bacalhau Negro do Alasca á mesa do Espada - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Apreciar o Salmão Selvagem e o Bacalhau Negro do Alasca, tornou-se uma opção ao alcance de todos, até dia 27 de janeiro, durante a Semana Selvagem, podendo prová-los confecionados pelas mãos de grandes Chefes nos restaurantes Espada, Soão, Café Dede’s, Espada, Miss Jappa, e Sea Me Next Door, em Lisboa e no 150 Gramas, em Vila Franca de Xira.

Durante estes dias o grande destaque volta a ser o salmão selvagem, mas a ele juntam-se este ano, pratos com bacalhau negro do Alaska e ovas de salmão selvagem (ikura). Cada restaurante terá um ou mais pratos com ingredientes do Alaska, onde se incluem entradas, sushi, massas, sopas e muito mais.

Nesta Semana Selvagem, o menu cheio de cor e sabor, apresentado pelo Chef Mário Cardoso, do ESPADA é uma excelente oportunidade para saborear os diferentes pratos confecionados com os peixes do mar do Alaska, que ostentam selo de qualidade, saúde e sustentabilidade.

O menu de celebração dos peixes selvagens do Alaska é composto por, Ceviche de Bacalhau Negro do Alaska, Tártaro de Salmão Selvagem do Alaska, Açorda de Bacalhau Negro do Alaska e  Linguini de Pesto e Lâminas de Salmão Selvagem do Alaska.

Em qualquer um destes pratos há sabores distintos, com o elo comum dos benefícios nutritivos destes alimentos. Além dos ácidos gordos, essenciais para a saúde cardiovascular, para a supressão de respostas inflamatórias e para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro, são alimentos ricos em vitaminas e minerais essenciais, como as vitaminas E, A, D e B-12.

Para David Mcclellan, representante do Alaska Seafood, é muito importante sensibilizar os consumidores para o facto de os produtos do Alaska serem 100% selvagens. “A aquacultura é proibida nesta região, para proteger o ambiente, tendo um dos ambientes marinhos mais limpos, mais frios e mais naturais do mundo. O Alaska defende este ambiente imaculado para continuar a fornecer produtos selvagens de sabor extraordinário e qualidade nutricional excecional”, explicou David Mcclellan.

Sobre o Alaska Seafood

Alaska Seafood Marketing Institute (ASMI) é a associação que representa a indústria pesqueira do Alaska. A gestão sustentável dos recursos pesqueiros é um princípio fundamental da constituição do estado do Alaska. O respeito e a defesa do meio ambiente definem grande parte da sua identidade e é por isso que, hoje, o Alaska lidera o movimento mundial pela pesca em harmonia com o ecossistema.

Sobre o ESPADA

Fica em Lisboa e é um espaço onde o mar é o fio condutor e o mundo é o limite. O ESPADA é definitivamente para os amantes de comida em geral e do oceano em particular. Entre a frescura dos crus, a ligeireza dos braseados e a subtileza dos grelhados sobressai o atum e o salmão, não esquecendo a famosa sardinha, o tradicional bacalhau e até um dos mais afamados ingredientes da casa, a trufa.

É da criatividade dos sócios em parceria com a mão do Chef Mário Cardoso, um açoriano de S. Miguel, que nasce a carta que se quer dinâmica e atualizada.

aNOTÍCIA.pt