Primeiro satélite desenvolvido em Portugal é lançado hoje

Cerca das 22 horas de hoje, a partir da base da Space-X, na Califórnia, EUA, vai ser lançado o primeiro satélite desenvolvido em Portugal

Primeiro satélite desenvolvido em Portugal
Primeiro satélite desenvolvido em Portugal é lançado hoje - ®DR

O MH-1 é o primeiro satélite desenvolvido, construído e operado a partir de Portugal. É lançado hoje, cerca das 22 horas, a partir da base da Space-X, na Califórnia, EUA.

O MH-1 é resultado de uma parceria internacional com o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi liderado pela Thales Edisoft Portugal com o CEiiA e envolveu um consórcio de 12 entidades, entre as quais as empresas SpinWorks e Dstelecom e as Universidades do Minho, do Porto e do Algarve, o Instituto Superior Técnico (IST), o CoLab + Atlântico, o Okeanos e o Air Centre.

O CEiiA é o proprietário do satélite e foi responsável pelo desenvolvimento da estrutura e pela integração completa, incluindo os testes de qualificação e logística associada ao lançamento. A operação do MH1 será assegurada pela GEOSAT, participada do CEIIA e Omnideia. O MH-1 está equipado com uma câmara Hiperespectral da Spinworks e as comunicações da Dstelecom. A Thales foi responsável pelo software, ground station, pelos primeiros checks após o lançamento e o primeiro ciclo de operação. A Opencosmos desempenhou um importante papel na logística de suporte ao lançamento. De destacar também a importância da ANACOM no processo de licenciamento do satélite.

De acordo com Rui Magalhães, diretor da unidade de Espaço do CEiiA, “um dos principais desafios do projeto Aeros, que em junho era um protótipo, foi transformá-lo num “sistema espacial voador”, o MH1.  

Segundo Dava Newman, astronauta, ex-administradora da NASA e professora do programa Apollo para astronautas no MIT, “a investigação e o desenvolvimento técnico e tecnológico do projeto Aeros superaram todas as expectativas, pois passou de um protótipo para um sistema voador no espaço”, disse, destacando o papel do CEiiA em todo o processo até ao lançamento do satélite. 

Dava Newman sublinhou que a parceria entre as instituições portuguesas e as universidades internacionais como o MIT é essencial e deve ser mantida. “Resulta em nova formação e empregos altamente qualificados de uma nova geração de engenheiros líderes de sistemas multidisciplinares do nosso futuro espacial e do nosso futuro aqui na Terra. Estamos a formar os futuros líderes em setores importantes como clima, espaço, oceanos, urbanismo, mobilidade e energia”, acrescentou.

O lançamento do MH-1 representa um passo de uma estratégia bastante mais alargada na área do Espaço que envolve o desenvolvimento da primeira família de satélites de alta e muito alta resolução que está já em desenvolvimento em Portugal, a partir do CEiiA com a inglesa Opencosmos e a alemã OHB.

Esta nova geração de satélites irá substituir os atuais satélites operados pela Geosat (que é, a par da Airbus, um dos dois operadores de satélites de muito alta resolução da Europa) e fazem parte da participação portuguesa da Constelação do Atlântico.

O lançamento do MH-1 vai ser acompanhado no CEiiA, a partir das 20 horas de hoje. Durante a cerimónia, será também explicado o significado do nome dado ao satélite, o primeiro desenvolvido em Portugal.

aNOTÍCIA.pt