Uma viagem pelo Douro a bordo do Comboio Presidencial by Chakall

Embarcar no Comboio Presidencial, é viajar para uma época repleta de charme e sofisticação, onde até o menu criado pelo Chef Chakall é arte.

Comboio Presidencial
Uma viagem pelo Douro a bordo do Comboio Presidencial by Chakall - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O Comboio Presidencial regressa em 2024 como embaixador móvel da região do Douro, oferecendo aos passageiros uma viagem única que combina requinte e exclusividade. Esta não é apenas uma viagem, mas uma imersão na alma, comida, vinho e histórias da região do Douro.

Nesta joia ferroviária, onde cada carruagem é uma cápsula do tempo, que guarda histórias de quando transportava os membros da corte do Rei Luís I e até visitas ilustres como a da Rainha Elizabeth II e do Papa Paulo VI, a viagem volta a ter início na emblemática Estação de São Bento, uma obra-prima arquitetónica considerada uma das mais belas estações ferroviárias do Mundo.

Durante a viagem, os passageiros terão a oportunidade de degustar um menu exclusivo elaborado pelo Chef Chakall e por um Chef convidado, em cada viagem. “Vamos ter experiências gastronómicas de várias regiões de Portugal, harmonizadas com vinhos de algumas das mais conhecidas quintas do Douro, como a Quinta do Castro, de Vale Meão, do Grifo, do Valado, do Ventozelo, entre outras, assim como a Quinta do Côte e a Taylor’s especialista em Vinho do Porto”, explicou Chakall, que ficou apaixonado pela região depois da primeira viagem do Comboio Presidencial.

“Para as experiências gastronómicas, convidei o Chef Manuel Almeida do Dorum Restaurante, o Rogério do Redondo, ambos do Porto, a Rosa da Tasquinha do Matias em Tarouca, As Gémeas, restaurante de Vila Verde, especialista em cabrito, o Gonçalo da Casa Velha do Palheiro, na Madeira, o Pedro da Cervejaria Ramiro, o Júlio do Tomba Lobos e o António Martins. Alguns pouco conhecidos, mas todos eles excelentes cozinheiros de pratos tradicionais portugueses.”, diz Chakall.

A viagem continua, pela mítica Linha do Douro, com 203 km entre o Porto e Barca d´Alva, concluída em 1887, depois de a engenharia vencer os acidentes naturais do vale através de 26 túneis e 30 pontes. O resultado foi um percurso inesquecível por cenários de impressionante beleza natural, onde, em certos pontos, o comboio beija a água, proporcionando uma sensação quase mágica de navegar pelo rio.

O percurso prossegue bordejando o rio até à Estação do Pinhão. É uma das mais bonitas do país, decorada com painéis de azulejos, que retratam os trabalhos na vinha e as paisagens da região e um dos principais pontos turísticos da região.

O passeio termina na Quinta de Vargelas, uma joia do Douro, com uma vista privilegiada sobre o Vale do Douro, que permite apreciar não só a paisagem como, também, a forma como as encostas foram esculpidas pelo Homem.  Na Quinta de Vargelas é proporcionado aos visitantes uma visita à adega histórica, uma prova de vinho do Porto, perfeitamente harmonizada com um prato local que celebra a essência da região.

aNOTÍCIA.pt