Octávio Freitas chef do Desarma conquista a primeira Estrela Michelin 100% madeirense

Octávio Freitas, chef do Restaurante Desarma, ganha a sua primeira Estrela Michelin e também do grupo hoteleiro madeirense.

Chef Octávio Freitas
Octávio Freitas chef do Desarma conquista a primeira Estrela Michelin 100% madeirense - ®DR

Na primeira edição nacional dos prémios Guia Michelin Portugal, o Desarma, restaurante liderado pelo chef Octávio Freitas, entrou na lista exclusiva do guia gastronómico francês, com a sua primeira Estrela Michelin que é também a primeira grupo hoteleiro The Views.

“Este reconhecimento é para todos os que acreditaram em mim, desde o grupo The Views, a toda a equipa que trabalha diária e arduamente comigo, família e amigos. É também para todos os madeirenses e para a sua incrível gastronomia. É a prova que não precisamos sair da ilha para estarmos ao nível dos melhores. Obrigado!”, partilhou Octávio Freitas.

O chef Octávio Freitas, demonstrou que os sonhos se podem tornar realidade e o seu ganhou vida, há cerca de um ano, no terraço do hotel The Views Baía, que a uma vista excecional, acrescenta a experiência gastronómica proporcionada pelo Desarma, agora galardoado com uma Estrela Michelin, atribuída na primeira edição dos prémios Guia Michelin Portugal.

Do topo do The Views Baía, a sala que se abre sobre o mar transporta-nos para os bananais madeirenses, fruto de uma decoração singular. A gastronomia com identidade local, reproduz os sabores típicos da ilha em criações contemporâneas, com produtos elaborados no próprio restaurante com matérias-primas regionais (maturação e secagem de peixes, pão com farinhas locais, queijo, manteiga, enchidos marinhos e bombons).

A “investida” concretiza-se em dois menus degustação – Munidos de Sentidos e A Batalha do Chef -, devidamente acompanhada por uma garrafeira, com vinhos predominantemente portugueses e onde consta a lista “100 Medos” a maior seleção de vinho Madeira do mundo, num restaurante.

Sobre Octávio Freitas

Octávio Freitas nasceu em Câmara de Lobos e, graças a uma ligação familiar forte à gastronomia e aos alimentos, descobriu que queria ser cozinheiro aos 11 anos. Formado na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, mas foi por toda a ilha, por entre tradições, aventuras gastronómicas e sabedorias regionais, que mais aprendeu.

Considerado um dos mais criativos chefs da sua geração, continua a manter vivo o interesse pela formação, novas técnicas e pela ampliação e partilha de conhecimentos. É apaixonado por tudo o que vem da terra e tem uma visão curiosa sobre os produtos tradicionais e utilização na cozinha, dedicando-se a hortas biológicas, a pesquisar e a estudar ingredientes típicos madeirenses. Fundou a Octávio Freitas Winery e lançou o seu primeiro vinho – Galatrixa – a partir de vinhas plantadas na sua propriedade.

aNOTÍCIA.pt