Força Aérea procedeu ao resgate de idoso em navio

A Força Aérea realizou o resgate de um idoso a necessitar de cuidados médicos urgentes quando se encontrava a bordo do navio cruzeiro

resgate de idoso
Força Aérea procedeu ao resgate de idoso em navio - ®DR

Ao final da tarde de ontem, 8 de abril, a Força Aérea foi ativada para realizar o resgate de um idoso, homem de 82 anos, por necessitar de cuidados médicos urgentes quando se encontrava a bordo do navio cruzeiro.

Para a missão de resgate foi acionado um helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751 – “Pumas”, sediada na Base Aérea N.º 6, no Montijo. A tripulação percorreu uma distância de cerca de 290 quilómetros até ao local do resgate, com o navio em alto-mar. 

Após ter sido recuperado em segurança, o idoso foi transportado para o Aeroporto de Faro, de onde seguiu para uma unidade hospitalar local.

Nesta missão o helicóptero EH-101 Merlin realizou um total de 03h50 de voo, tendo seguido a bordo um médico civil devido à situação clínica crítica.

Num espaço de quatro dias, este foi o segundo resgate realizado pelo EH-101Merlin.

O resgate do idoso contou com a coordenação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa), e do Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-MAR).

Sobre:

Esquadra 751 – “Pumas” foi criada em 28 de abril de 1978. Após o período de descolonização, os SA-330 PUMA sofreram ligeiras modificações e foram aplicados na execução de missões de Busca e Salvamento nas áreas de responsabilidade atribuídas a Portugal no âmbito dos seus compromissos internacionais. De salientar que as regiões de responsabilidade de salvamento atribuídas a Portugal, coincidentes com a Região de Informação de Voo (FIR) de Lisboa e Sta. Maria, representam a maior área de responsabilidade da Europa. Além de Busca e Salvamento (SAR) a Esquadra 751executa outras missões, no âmbito estritamente militar, o apoio tático e outras missões de interesse público, como é o caso das missões de vigilância marítima.

A Esquadra 751, desde a sua criação, já salvou mais de 5000 vidas, nas cerca de 64 mil horas de voo da esquadra, continuando dia a dia a honrar o lema “Para que outros vivam”!

aNOTÍCIA.pt