Dubai mantém crescimento turístico no 1º trimestre de 2024

O Dubai mantém o crescimento turístico com 5,18 milhões de visitantes internacionais durante os meses de janeiro a março de 2024.

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Dubai mantém crescimento turístico no 1º trimestre de 2024 - ®DR

O Dubai recebeu 5,18 milhões de visitantes internacionais durante os meses de janeiro a março de 2024, representando um aumento turístico de 11% em relação aos 4,67 milhões de chegadas de turistas no período homólogo de 2023, de acordo com dados publicados pelo Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET) na 31ª edição do Arabian Travel Market (ATM).

Após um ano marcante em 2023, com o Dubai a registar um recorde de 17,15 milhões de visitantes internacionais, a indústria turística do emirado mantém o crescimento no primeiro trimestre do ano, alinhado com os objetivos da Agenda Económica de Dubai, D33, para consolidar ainda mais a posição do Dubai como uma das principais cidades globais para negócios e lazer.

Sobre este resultado, o Xeque Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Príncipe Herdeiro de Dubai e Presidente do Conselho Executivo de Dubai, afirmou: ‘O número de visitantes no primeiro trimestre de 2024 indica que Dubai está no caminho de mais um desempenho relevante este ano, depois de o emirado ter recebido um número recorde de visitantes no ano passado, com os visitantes internacionais a chegar aos 17,15 milhões. Isso garantirá que o setor de turismo continue a sua jornada de crescimento em linha com a visão de Sua Alteza, o Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, e de acordo com os objetivos da Agenda Económica de Dubai (D33), que visa fortalecer a sua posição como uma das principais cidades globais para negócios e lazer.”

O aumento de turistas internacionais durante o primeiro trimestre é o resultado das estratégias do destino em pilares vitais no setor de turismo, como a sustentabilidade, acessibilidade, empreendedorismo e inovação. Outros fatores-chave contribuíram também para o crescimento do número de visitantes, como o facto da cidade ter sediado vários eventos importantes da indústria, como o Arab Health, Gulfood e o Dubai International Boat Show, e ainda as novas aberturas de hotéis como o The Lana, a primeira propriedade da Dorchester Collection no Médio Oriente; SIRO One Za’abeel, o primeiro hotel de fitness de Dubai; Marriott Marquis Dubai; e Hilton Dubai Creek Hotel & Residences. Respondendo a todos os orçamentos e preferências, as diversas ofertas do Dubai estão em constante evolução, apoiadas por infraestruturas de classe mundial, serviço excecional em todos os pontos de contato e colaboração contínua entre o governo e os setores privados.

Europa Ocidental foi o maior mercado emissor no 1º trimestre

A aposta em estratégias e atividades personalizadas em mais de 80 mercados ajudou a manter sua posição como destino de viagem de primeira escolha para visitantes de mercados tradicionais e emergentes.

De janeiro a março, a região da Europa Ocidental foi o maior mercado emissor, com 1,138 milhão de chegadas, representando uma quota global de 22%, seguida pelo Sul da Ásia com 869.000 visitantes (17%) e CEI e Europa Oriental com 817.000 (16%).

Do ponto de vista regional, o GCC e o MENA ficaram em quarto e quinto lugares, representando respetivamente 664.000 (13%) e 605.000 (12%) chegadas. A região do Nordeste Asiático e Sudeste Asiático registou 470.000 chegadas no Dubai (uma participação de 9%), seguida pelas Américas com 344.000 (7%), África com 202.000 (4%) e Australásia com 70.000 (1%).

No que diz respeito à performance nos hotéis do Dubai, de janeiro a março deste ano, estes mantiveram uma taxa de ocupação de quartos de 83%. As noites de quarto ocupadas aumentaram 2%, com 11,2 milhões no final do primeiro trimestre de 2024, em comparação com 10,98 milhões em 2023. A Tarifa Média Diária (ADR) subiu para AED 638 durante o primeiro trimestre, marcando um aumento de 5% em comparação com o mesmo período em 2023, enquanto a Receita Por Quarto Disponível (RevPAR) aumentou 4% em comparação com o ano passado, de AED 504 para AED 527.

Recorde-se que o número total de quartos disponíveis no Dubai atingiu o número de 152.162 no final de março, face aos 148.877 quartos disponíveis em março de 2023. Já o número de estabelecimentos também aumentou de 814 em 2023 para 832 no final do primeiro trimestre deste ano.

Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), destaca que “Iremos continuar a impulsionar campanhas globais e específicas para cada mercado, colaborando com os nossos principais parceiros domésticos e internacionais, adotando uma abordagem de marketing diversificada para promover o Dubai nas mais diversas audiências mundiais, emocionando e inspirando potenciais novos visitantes e repetentes. O compromisso dos nossos parceiros com esta visão partilhada, incluindo através da prestação dos mais altos níveis de serviço em todos os pontos de contacto com o consumidor, é fundamental para tornar o Dubai a melhor cidade para visitar, viver e trabalhar. Estamos ansiosos por manter o sucesso da indústria ao longo do verão e pelo resto do ano.”

Sobre o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET):

Com o objetivo de transformar o Dubai no principal pólo comercial, centro de investimento e destino turístico mundial, o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET) tem a responsabilidade de apoiar o Governo no posicionamento do emirado como um importante centro económico e turístico global e impulsionar os indicadores de competitividade económica e turística da cidade, em conformidade com os objetivos da Agenda Económica do Dubai, D33, que visa duplicar a dimensão da economia do emirado e consolidar a sua posição entre as três principais cidades globais durante a próxima década.

No âmbito desta missão, o DET está a envidar esforços para melhorar a economia diversificada e inovadora do Dubai, baseada nos serviços, atrair os melhores talentos mundiais, criar um ambiente empresarial de classe mundial e acelerar o crescimento da produtividade. Além disso, o DET apoia a visão do Dubai de se tornar a melhor cidade do mundo para se viver e trabalhar, promovendo a sua proposta de destino diversificado, o seu estilo de vida único e a sua excelente qualidade de vida em geral.

O DET é a principal autoridade para planear, supervisionar, desenvolver e comercializar os setores empresarial e turístico do Dubai. É também responsável pelo licenciamento e classificação de todos os tipos de empresas, incluindo hotéis, operadores turísticos e agentes de viagens. O portfólio do DET inclui a Dubai Economic Development Corporation (DEDC), a Dubai Business Licence Corporation (DBLC), a Dubai Corporation for Consumer Protection and Fair Trade (DCCPFT), a Dubai SME, a Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), a Dubai Festivals and Retail Establishment (DFRE) e a Dubai College of Tourism (DCT).

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