Congresso da AHRESP: Salários pagos no setor privado em Portugal aumentaram 92% em 10 anos, segundo Mário Centeno

“Salários em Portugal têm aumentado como nunca aconteceu no passado”, referiu Mário Centeno no Congresso da AHRESP, em Aveiro

Congresso da AHRESP
Congresso da AHRESP: Salários pagos no setor privado em Portugal aumentaram 92% em 10 anos, segundo Mário Centeno - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Na abertura do 2º. dia do Congresso da AHRESP, Mário Centeno, frisou o papel dos imigrantes recebidos em Portugal na criação de emprego, referindo que “do milhão de empregos que criámos, 600.000 são imigrantes”, explicando que esse aumento de empregos ocupados por imigrantes demonstra a importância da mobilidade laboral dentro da Europa e reforça o papel crucial dos imigrantes no crescimento económico.

Mário Centeno, sublinhou ainda que essa dinâmica não só favorece a recuperação económica, mas também contribui para a sustentabilidade do mercado de trabalho em muitos países, incluindo Portugal. O governador do Banco de Portugal,  referiu também que as políticas de integração e acolhimento são essenciais para garantir que este impulso continue a beneficiar as economias europeias. Sem esquecer que “a taxa de crescimento no mercado de trabalho dos nacionais continuou a crescer”.

Neste contexto, “se o mercado de trabalho tem sido a estrela do nosso desenvolvimento económico”, como sublinhou Mário Centeno, “o salário é a peça fundamental de todo esse ciclo”. O governador do Banco de Portugal referiu ainda que “os salários em Portugal têm aumentado como nunca aconteceu no passado”, indicando que os salários pagos no setor privado em Portugal aumentaram 92% em 10 anos.

Após a intervenção de Mário Centeno, o auditório um do Parque de Exposições de Aveiro transformou-se num “Restaurante ao vivo”. Este restaurante concebido pelo chef Vitor Sobral e por Paulo Amado conseguiu reunir um vasto leque de personalidades do mundo da gastronomia que no espaço de duas horas nos fizeram realmente ‘viajar’ pelo dia a dia de um restaurante.

Já, o primeiro dia do evento, terminou com duas novidades a merecer destaque. No habitual jantar do Congresso, o presidente Carlos Moura, anunciou que Lagoa, no Algarve, será o município que em 2026 receberá o próximo congresso, o qual passará, a partir dessa data, a ter periodicidade anual. Assim, em 2027, caberá à região Porto e Norte, acolher o evento num Município ainda a definir.

Este ano o Congresso da AHRESP decorreu no Parque de Exposições de Aveiro e contou com mais de 1500 participantes registados.

ARTIGO RELACIONADO

AHRESP pede reposição da taxa intermédia de IVA e regulação das taxas turísticas