
Jogando em El Alto, literalmente nas alturas da Bolívia ou 4 mil metros de altitude, a seleção de futebol do Brasil já classificada, perdeu por 1×0 para os donos da casa, fazendo a alegria dos torcedores bolivianos, que irão disputar a repescagem para a Copa do Mundo-26.
Eliminatórias a pior campanha da história
A seleção do Brasil, buscou um objetivo e o alcançou ao classificar para a Copa do Mundo de 2026, mas encerrou as Eliminatórias Sul-Americanas com o seu pior desempenho na história.
Com a derrota para a Bolívia por 1×0 na noite de terça-feira 09, na altitude de El Alto, a Seleção terminou a sua participação na competição no quinto lugar, com 28 pontos e 51% de aproveitamento.
Mesmo com este desempenho, a seleção brasileira será cabeça de chave na Copa do Mundo por estar entre os nove primeiros colocados no ranking da Fifa.
No formato antigo das Eliminatórias, teria que disputar a repescagem por ficar na quinta colocação. Porém, agora os seis primeiros colocados classificaram diretamente para o Mundial.
Bolívia garante vaga na repescagem; veja como funciona o torneio
Ao vencer o Brasil por 1 a 0, ainda contando à derrota da Venezuela por 6 a 3 para a Colômbia, deram à Bolívia a vaga na repescagem internacional das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Agora, os bolivianos enfrentarão um caminho que pode ser complicado para garantir uma das duas últimas vagas no mundial.
Nesta edição da Copa do Mundo, a primeira com 48 seleções, a repescagem terá seis equipes, que se enfrentarão em torneio eliminatório de jogos únicos na América do Norte, em sedes ainda não definidas.
Cada confederação tem uma vaga na repescagem. Com as exceções da Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe), que tem duas por ser anfitriã, e da Uefa (Europa), que não tem nenhuma. A repescagem acontece na data Fifa de 23 a 31 de março, pouco mais de três meses antes da Copa. Além da Bolívia, a Nova Caledônia é outra confirmada, com a vaga da OFC (Oceania).
NOTA: Texto redigido em português do Brasil




















