A Cooperativa Árvore inaugura no dia 22 de Junho, às 18h, a Exposição de Álvaro Siza, “Queria Ser Escultor”, no âmbito do 60º aniversário da Cooperativa e por ocasião dos 90 anos do mais premiado arquitecto português de sempre.
A Exposição “Queria Ser Escultor” vai apresentar esculturas e desenhos de Álvaro Siza, que sempre admitiu que gostava de ser escultor em vez de arquitecto.
Ao longo dos anos foi desenhando e construindo algumas peças, umas vezes para serem integradas nos seus edifícios, outras vezes não.
Álvaro Siza criou verdadeiros marcos na história da arquitetura portuguesa e internacional, influenciando várias gerações de arquitetos: desde as Piscinas de Marés em Leça da Palmeira, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, a igreja de Marco de Canaveses, o Museu para a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, no Brasil, onde retorna a umas das suas mais fortes influências de linguagem arquitetónica, Le Corbusier. E este será o principal talento de Siza, conseguir reinterpretar ou mesmo redesenhar, procurando uma linguagem que, até então, tinha vindo a mostrar em alguns apontamentos de obras recentes complexidade formal aliada a uma aparente simplicidade do desenho.
As suas obras encontram-se por todo o mundo, da América à Ásia, passando por países como Portugal, Espanha, Países Baixos, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, entre outros.
A Exposição que estará patente até dia 29 de Julho, apresenta o processo de criação das suas esculturas, sempre muito apoiadas nos esquissos onde vão ganhando forma.
Horário:
Sábados – 14h00 – 19h00
Terça a sexta: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 18h30
Segunda: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 18h00
Rua de Azevedo De Albuquerque 1, 4050-091 Porto
Entrada livre