O piloto português Miguel Oliveira, foi declarado inapto para competir, amanhã na corrida principal do GP do Qatar, pelo que vai falhar a penúltima corrida do mundial e muito provavelmente também a última corrida da época, que se realiza na próxima semana em Valência.
Miguel Oliveira, que se envolveu num acidente, na primeira volta, com Espargaró e Bastianini, não conseguiu evitar a queda na corrida sprint do GP do Qatar em Moto GP e foi transportado ao departamento médico, onde foi diagnosticado uma fratura na clavícula direita, que vai impedir de correr amanhã na corrida principal. Numa curta nota publicada nas redes sociais, a organização do MotoGP informou que Miguel Oliveira vai ainda ser sujeito a mais observações num hospital.
Também Aleix Esparagó fraturou a cabeça e ainda irá fazer testes para saber se poderá participar na prova deste domingo.
Jorge Martín foi o mais rápido na pista do Circuito de Lusail e venceu a 8.ª corrida sprint da temporada. Di Giannantonio ficou na 2.ª posição conseguindo amealhar mais 9 pontos, enquanto Luca Marini, que saiu da pole position, fechou o pódio. Francesco Bagnaia, líder do Mundial, ficou em 5.º lugar.
Francesco Bagnaia (Ducati), líder do campeonato, que tinha a possibilidade de ser campeão já aqui no Catar, viu Jorge Martin ficar a apenas sete pontos de distância, adiando a decisão do título para a próxima ronda, a última, em Valência.
Quanto a Miguel Oliveira, este foi o 10.º abandono da temporada em 19 Grandes Prémios, entre corridas sprint e principais, sexto abandono devido a queda.
Com estes resultados, Francesco Bagnaia mantém a liderança do campeonato, com 417 pontos, contra os 410 de Jorge Martin. Miguel Oliveira manteve o 16.º lugar, com 76 pontos.