Hugo Ribeiro é o primeiro português a terminar a Ultramaratona Capri-Napoli 36km

Hugo Ribeiro realizou a prova em 6h37m, correspondente ao 7º lugar, alcançando o feito de ser o primeiro português a terminar a competição

Hugo Ribeiro
Hugo Ribeiro é o primeiro português a terminar a Ultramaratona Capri-Napoli 36km - ®DR
No passado dia 7 de setembro, o atleta amador de natação em águas abertas Hugo Ribeiro, terminou a Ultramaratona Capri-Napoli 36km em 7º lugar, naquela que é considerada uma das mais prestigiadas e desafiantes provas de todo o mundo desta modalidade. O Herói Betano completou o percurso de 36 km entre Capri e Nápoles em 6 horas e 37 minutos, tendo assim alcançado o feito de ser o primeiro português a terminar a competição.

A 59ª edição de 2024 da Capri-Napoli foi marcada pela vitória de Alessio Occhipinti, de Itália, com um tempo impressionante de 6h15m45s, seguido pelos compatriotas Giuseppe Ilario (6h15m45s) e Niccolò Ricciardi (6h16m47s). Entre as mulheres, Mayte Puca, da Argentina, destacou-se, completando o percurso em 6h57m08s.
 
A maratona Capri-Nápoles é uma das mais antigas e desafiantes provas de natação em águas abertas. A história desta competição remonta a 1949, quando dois nadadores amadores, Aldo Fioravanti e Cesare Alfieri, nadaram pela primeira vez de Nápoles até à ilha de Capri, num percurso que durou cerca de 12 horas, com uma média de 30 braçadas por minuto. O Golfo de Nápoles serve como o cenário deste evento histórico, que normalmente começa na Marina Grande, em Capri, e termina no passeio marítimo de Nápoles, com um percurso de 36 km. 

A participação de Hugo Ribeiro foi apoiada pelo projeto “Heróis Betano”, um Programa de Responsabilidade Social da Betano que pretende apoiar atletas amadores que, apesar do amadorismo, permanecem apaixonados pela prática do desporto. Para a Betano estes atletas, os Heróis, podem estar em qualquer lugar: num escritório, numa universidade, numa associação local, na rua ou num ginásio a treinar, e o feito de Hugo Ribeiro é apenas mais uma demonstração de como o talento português para o desporto é imensurável.