Termas do Cró – uma referência no termalismo.


Inserido na paisagem natural da Beira Interior, longe de tudo, mas perto de algumas das mais bonitas aldeias históricas, o Balneário Termal do Cró é hoje uma infraestrutura de referencia termal, com várias valências e terapias.

A utilização das aguas medicinais do Cró remontam à era romana, sendo a referência mais antiga (conhecida) datada do Séc. XVIII, da autoria do médico Del’ Rei D. João V, que já na altura falava dos seus notáveis efeitos curativos. O atual Balneário Termal do Cró, foi inaugurado em 2011, situando-se a 15 quilómetros da cidade do Sabugal

Nas modernas e funcionais instalações fomos recebidos pela Drª Cristina Mota, que nos conduziu na visita ao complexo termal. A estancia está dimensionada para prestar cuidados a cerca de 800 pessoas por dia, nas várias valências e terapias para que as suas águas são adequadas, tais como problemas musculo-esqueléticos, reumáticos, respiratórios e dermatológicos. São múltiplos os postos para o tratamento das vias respiratórias, com técnicas diferenciadas.  No corredor destinado à marcha vascular encontramos a Piscina Termal, onde tem lugar a recuperação psicomotora e do aparelho circulatório.

Uma piscina aquecida com várias animações, como hidromassagem sequencial à coluna, cascatas, pescoços de cisne, duche de leque, duche circular, geyser e Jacuzzi, integra a parte lúdica deste complexo termal fazendo as delicias de miúdos e graúdos.

Dedicado á beleza e estética existe o Cró Corpus, a proporcionar tratamentos de rosto, massagens, sauna e banho turco. Tratamentos que fruto da sua qualidade já tornam o espaço exíguo dado o elevado número de solicitações a que se encontra sujeito, em especial no verão.

Perfeito para os frequentadores do Balneário Termal do Cró e inserido no complexo, está o Cró Hotel Rural, estabelecimento hoteleiro concebido com extremo bom gosto, e conforto, em cuja decoração foram usados materiais locais e artesanato regional.

Desiludam-se aqueles que pensam que após os tratamentos termais irá ‘ser chato’ pois irão deparar-se com uma ampla e diversificada oferta em termos de turismo de lazer e bem-estar. Para quem gosta de caminhadas, existem vários trilhos como o que leva às ruinas do antigo balneário contruído em 1935, serpenteando pelas margens da ribeira do Boi. De carro, rapidamente se chega ao Sabugal ou a Almeida e ainda às aldeias históricas de Sortelha ou Castelo Mendo, não esquecendo a Serra da Malcata.

Gastronomicamente tantas são as iguarias que apenas fica o conselho …. disfrute com peso e medida !!!

Uma palavra de apreço ao programa  “Viva as Termas”, um trabalho desenvolvido pelas Termas do Centro que brilhantemente tem vindo a dar a conhecer e a dinamizar as 22 estancias termais da zona Centro.