Vhils expôs em Hong Kong “Debris”

Esteve patente de 21 de março a 4 de abril a mais recente exposição a solo de Vhils. “Debris”, uma iniciativa da Fundação HOCA – Hong Kong Contemporary Art, no Pier 4 da Hong Kong Central, apresenta um novo conjunto de elementos multidisciplinares e também uma instalação local num dos mais icónicos elétricos daquela cidade, em circulação a partir de dia 19 de março. Vhils desafia, assim, os visitantes a explorar a cidade e a refletir sobre a natureza do ambiente urbano através da sua “lente”.

Eleito a personalidade portuguesa do ano de 2015 pela Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal, Vhils, como é conhecido o artista Alexandre Farto, foi considerado o português “que mais contribuiu para levar o nome do país ao exterior”.

Alexandre Farto, que começou, aos 11 anos, a “graffitar” paredes e comboios no Seixal, tornou-se conhecido pela sua técnica de baixo-relevo, desenvolvida em 2011, que é hoje a sua marca na construção de uma nova perceção da identidade urbana através de uma linguagem visual incisiva e emotiva, característica das expressões dos rostos que retrata.

O trabalho de Vhils pode ser visitado um pouco por todo o país. Em Alfama, Lisboa, uma peça criada em colaboração com os calceteiros da Câmara Municipal de Lisboa, num tributo a Amália Rodrigues. Em Rabo de Peixe, nos Açores, vários murais criados para o Festival Walk and Talk Azores, iniciativa de arte pública, multidimensional e participativa que anualmente reúne criadores e coletivos para a criação de um roteiro de obras inéditas onde se cruzam, fundem e partilham expressões, concetualizadas na relação com o espaço, a cultura e a comunidade local. Em São João da Madeira, uma intervenção do artista na Oliva Creative Factory, uma incubadora para empresas do setor das indústrias criativas e um business centre para empresas maduras, criada nas antigas instalações da metalúrgica Oliva.

Poderá conhecer todo o trabalho de Vhils em www.alexandrefarto.com.