Rampa da Falperra com 156 inscritos.

A 37ª edição da Rampa da Falperra, conta com a participação de mais de centena e meia de pilotos. Esta mítica prova é organizada pelo Clube Automóvel do Minho, volta a contar para o Campeonato da Europa de Montanha, para o Campeonato Nacional de Montanha e Campeonato de Espanha de Montanha.

Esta será a 2ª prova do nacional e 3ª prova do europeu, depois de França e Áustria. Nomes internacionais como Faggioli (campeão em titulo), Renzo Napione (Reynard), Milos Bnese (Osella), Christian Merli (Osella) e Andrés Vilariño (cinco triunfos na Falperra) fazem parte dos favoritos.

Destaque, a nível nacional, para nomes como Pedro Salvador, Rui Ramalho e Paulo Ramalho.

“A Rampa da Falperra é uma prova mítica que me agrada muito. O traçado é fantástico, extremamente rápido e com uma moldura humana impressionante que faz desta rampa um dos principais eventos desportivos do ano”, afirma Pedro Salvador.

Apesar de não ter competido na Montanha em 2015, Pedro Salvador entrou com o pé direito no CNM 2016. Venceu a Rampa da Penha, com uma vantagem confortável e “por isso estou muito motivado para fazer um bom resultado e a primeira meta é conseguir a segunda vitória no Campeonato Nacional de Montanha. A segunda meta passa por terminar o mais à frente possível, no Campeonato Europeu de Montanha.”, adiantou o líder do Campeonato Nacional de Montanha.

Pedro Salvador tem noção de que uma boa classificação à geral é uma meta ambiciosa. O Norma M20FC é um dois litros e os pilotos da frente tripulam carros equipados com motores de três litros e quase o dobro da potência, mesmo assim “acho que é possível chegar ao top ten” remata o piloto da Speedy Motorsport.

A prova tem início no próximo Sábado às 09:00 da manhã. São disputadas três sessões de treinos e a primeira subida de prova. No Domingo têm lugar as duas subidas de finais, sendo a classificação definida pelo somatório dos dois melhores tempos.