Acordo Ortográfico: há ou não volta a dar(-lhe)?

O assunto volta a estar na ordem do dia. Angola e Moçambique ainda não adoptaram totalmente as alterações do Acordo

Ratificar ou não o novo Acordo Ortográfico voltou a estar na ordem do dia desde que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, durante a sua mais recente visita de Estado a Moçambique, disse não seguir, em documentos não-oficiais, as novas regras da ortografia.

Angola e Moçambique são dois dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que ainda não aderiram totalmente às novas regras. Porém, Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste já escrevem de acordo com a nova ratificação do Acordo Ortográfico de 1990.

Esta segunda-feira, também o secretário executivo da CPLP, Murade Murargy, falou sobre o assunto. “O acordo ortográfico está a seguir o seu caminho. Os países que ainda não ratificaram estão no processo de ratificação. Penso que é um debate desnecessário neste momento. As pessoas são livres de falar sobre isso, mas não há nenhuma controvérsia em relação ao Acordo Ortográfico”, afirmou o secretário executivo na XI reunião Ordinária do Conselho Científico do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), em Cabo Verde. Para concluir o assunto, Murargy acrescenta: “Não há retorno”.

Apesar de muitos cidadãos serem contra estas alterações, o processo foi finalizado, em Portugal, a 13 de Maio de 2015. Sendo que, após esta data, a escrita oficial passou a ser uma só: a que implica alterações.