MONDA – Uma abordagem contemporânea ao CANTE ALENTEJANO


Reconhecido em todo o mundo, o Cante Alentejano é a identidade cultural desta região Portuguesa e foi celebrizado a 27 de Novembro de 2014, com o sentimento e as emoções de uma tradição secular a serem considerados Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

Com uma aproximação clara às novas tendências musicais, sem barreiras ou fronteiras demarcadas e próximo das gerações mais novas, o projeto MONDA criou uma abordagem contemporânea ao Cante Alentejano, misturando a composição tradicional com os novos sons da World Music.

MONDA nasceu da vontade dos seus intervenientes Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medinas e do reconhecimento do novo tempo que urge construir-se para dar lugar aos sons de um sul mais evidente. No intervalo de cada uma das suas raízes culturais e musicais, de paragens e aprendizagens distintas, encontra-se um espaço comum, o Alentejo, terra das suas proveniências e onde a natural vontade de cantar e tocar as origens é cada vez mais uma certeza.

Com produção musical de Ruben Alves, o primeiro trabalho discográfi­co dos MONDA, à venda em 2 de Junho, tem 12 faixas mais uma extra e conta com as participações especiais da fadista Katia Guerreiro, Rui Veloso, Tiago Oliveira e do Grupo de Cantadores de Portel, entre outras.

 

 

Biografias:

Jorge Roque

Com presença em rádios nacionais e com vários temas em bandas sonoras de novelas nacionais, é um dos compositores e intérpretes da nova música portuguesa. Em 2011, frequentou a prestigiada escola internacional de música, Berklee College of Music (Boston). Compositor e autor das suas canções, mas escrevendo também para outros nomes da música portuguesa, afirma-se um compositor compulsivo e na sua voz percebem-se variadíssimas influências.

MONDA é o seu mais recente projeto e nome do primeiro álbum da formação, onde se

aproxima das suas raízes e onde confessa culminar a matriz da sua identidade enquanto músico e intérprete.

 

Pedro Zagalo

Iniciou os estudos musicais aos cinco anos na Academia de Música de Elvas, onde fez o curso geral do Conservatório. Estudou piano, guitarra clássica e composição. É licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Setúbal e possui um Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico.

Professor, pianista, guitarrista, diretor musical e produtor musical, já trabalhou com Rui Veloso, Herman José, Katia Guerreiro, FF, Berg, maestro Mário Teixeira, Carlos Guilherme, entre tantos outros, a nível nacional. A nível internacional já colaborou com nomes como Kirk Lightsey, Michael Colt, Johannes Krieger, Iakovos Konitupulos, Tom Cohen, Nenad Bogdanovid ou Larkus Larkou. Participou em diversos programas de televisão, concertos com diferentes artistas e bandas, compôs diversas canções premiadas em festivais de música e gravou vários discos.

MONDA é o seu projeto mais recente, a sua homenagem ao seu sentir.

 

Herlander Medinas

Nasceu em Évora e foi Escola Profissional de Música de Évora que estudou Contrabaixo de Cordas com os professores Jorge Carreiro e Yuri Axenov. Como segundo instrumento, dedicou-se ao piano com o professor Dragomir Dochev. Estudou também na escola JBJazz, em Lisboa. Integrou a Banda da Força Aérea Portuguesa como instrumentista de Contrabaixo de Cordas e participou em inúmeros concertos no país e estrangeiro e colabora regularmente com a Orquesta Sinfonietta de Lisboa, sob a direcção de Vasco Pearce de Azevedo, e com a Camerata Musical do Barreiro, com direção do professor Lopes da Cruz. Colaborou na gravação da banda sonora do _filme português “Second Life”, de Nicolau Breyner, e de “Filme do desassossego”, de João Botelho. Colaborou em diversas formações e com artistas como Kirk Lightsey, Maria Viana, Anabela, Simone de Oliveira, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Aproarte.

É membro fundador do projeto MONDA.