Do Castelo de São Jorge ao Museu do Fado – Dia Internacional dos Museus


No âmbito do Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, este ano com o tema “”Museus e Paisagens Culturais”, foi apresentado o mapa “Do Castelo ao Museu” com um circuito sugerido do Castelo de São Jorge ao Museu do Fado.

A visita guiada, a cargo de Susana Repolho e de Rita Oliveira da EGEAC, teve início às 18h na bilheteira do Castelo e continuou pelos principais monumentos de Alfama, dos quais se destacam a Cerca Velha, um dos troços mais bem conservado da muralha medieval de Lisboa e o Palácio Belmonte com um portal nobre setecentista e um oratório na passagem abobadada.

Do Palácio de Azurara, construído no século XVII, passando pela igreja de São Miguel, considerada um dos centros nevrálgicos do Bairro e que se encontra ladeada pelo futuro Museu Judaico de Lisboa, chegamos ao Largo do Chafariz de Dentro, designação que se deve ao chafariz seiscentista para cavalos e considerada a porta de entrada para o histórico Bairro de Alfama, já em preparativos para as Festas de Lisboa´16.

O Museu do Fado, instalado no Recinto da Praia, primeira estação elevatória de águas da cidade, inaugurado em 1998 e de frente para o Largo do Chafariz de Dentro, presta homenagem à canção urbana de Lisboa, hoje Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).

Assim que entramos no Museu, somos recebidos pelo rosto de Amália Rodrigues que olha de frente cada visitante. A obra de arte é constituída por 70 guitarras portuguesas e violas, sendo que apenas uma pode ser retirada da estrutura e tendo sido unicamente tocada por Marco Rodrigues, na inauguração do Museu.

O circuito do mapa, que é também um voucher que, na apresentação de dois bilhetes de entrada no Castelo de S. Jorge oferece um bilhete de entrada no Museu do Fado, terminou com um concerto de cerca de 45minutos do fadista Ricardo Ribeiro, acompanhado por Micael Gomes na guitarra portuguesa, Rogério Ferreira na viola e Paulo Ramos na guitarra clássica.

Ricardo Ribeiro referiu que “já há algum tempo que não voltava ao Museu do Fado”, mas que “regressar é sempre um enorme prazer porque o Museu é a casa do fado e dos fadistas”.

O Castelo de S. Jorge associa-se à Noite dos Museus, a 21 de maio, com mais “Uma Noite no Castelo” que começa com a estreia da peça “Abarca”, da Companhia da Esquina, apresentando ainda “Pessoas d’Ontem” com o Chapitô, Artes Bélicas, Danças com História, Arqueologices e o Cortejo Real da Meia-Noite.

A entrada é gratuita a partir das 20h30.