Huawei Cascais Pro – Primeiro dia de competição dominado por Top seeds.


Começou a corrida ao título nacional da Liga MOCHE 2016. O Huawei Cascais Pro, quinta e última etapa da Liga, foi ontem para a água na Praia do Guincho, em Cascais, para a primeira ronda da categoria masculina.

Em ondas com cerca de um metro, os top seeds, surfistas nos principais lugares do ranking, foram quem dominou este primeiro dia fazendo as melhores ondas e totais. Sem surpresas, a corrida ao título nacional masculino continua hoje, sexta-feira.

Pedro Henrique, líder do ranking e principal candidato ao título deste ano, venceu com categoria a sua bateria, fazendo um total de 14.60 pontos, deixando Elohe Alvarez em 2º lugar e Tiago Santos na terceira posição.

Já José Ferreira, logo a seguir, fez o segundo melhor total do dia, 16.05, e a melhor onda deste primeiro dia de competição, 9.25. O surfista do Guincho deixou Guilherme Ribeiro ficou em 2º lugar e Pedro Barros em 3º.

Marlon Lipke, que tal como Pedro e José também está na luta pelo título nacional, foi o autor do melhor total do dia, 16.75 pontos, ficando Henrique Pyrrait em 2º lugar e Gonçalo Vieira na 3ª posição.

Na última bateria do dia, Filipe Jervis, surfista que também tem hipóteses de chegar ao troféu máximo do surf nacional, ganhou a sua bateria contra Tomás Ribeiro, 2º, e Diogo Mendes, 3º.

Destaque ainda para Guilherme Fonseca, Gony Zubizarreta, João Guedes e Eduardo Fernandes. Todo estes surfistas venceram as suas baterias e mostraram bom surf.

Como a competição não é tudo, o primeiro dia do Huawei Cascais Pro terminou com uma aula de surf a dez crianças da Fundação A.J.U. – Jerónimo Usera, que tiveram hipótese de experimentar esta modalidade pela primeira vez, lado a lado com alguns dos melhores surfistas nacionais.

Hoje, sexta feira, dia 7 de Outubro, a chamada foi marcada para as 7:30, esperado-se tanto o retomar da competição masculina como o inicio da categoria feminina.

Para além da decisão dos títulos nacionais, o Huawei Cascais Pro tem ainda em disputa o Ramirez Junior Award (nesta prova entregue ao melhor surfista sub-16) e a Renault Expression Session, ambos atribuindo 2.500€ anuais. Os prémios globais da Liga Moche 2016 serão superiores a 80.000€ anuais.