'Sangue Novo' abre 47ª edição da ModaLisboa


O triunfo de melhor coleção da plataforma ‘Sangue Novo’ foi de João Barriga, João Oliveira venceu o prémio FashionClash e Ana Duarte teve direito a uma menção honrosa que lhe permite a entrada direta para a plataforma LAB na próxima edição da ModaLisboa.

Nos 25 anos de ModaLisboa foram onze os jovens designers que apresentaram os seus trabalhos perante um júri constituído por Eduarda Abbondanza, presidente da ModaLisboa, pelo designer Ricardo Preto, por Sofia Lucas, diretora de novos projetos da revista GQ, Adriano Batista, editor-in-chief da revista Fucking Young e Anna Lottersberger, diretora da fashion cluster da Domus Academy.

Coube a João Barriga e à sua coleção Blackout o prémio ModaLisboa composto por um Master Level Certificate in the Fashion Area, um workshop de oito semanas em Milão oferecido pela Domus Academy e uma bolsa de estudo de 5000 euros.

O designer de 22 anos mostrou-se “surpreendido quando disseram o meu nome porque as outras coleções são de fato fantásticas e acho que está toda a gente de parabéns, sinceramente” e revelou que o curso “vai-me ajudar a continuar a trabalhar e a melhorar cada vez mais”.

Ana Duarte, de 25 anos, licenciou-se na Faculdade de Arquitetura de Lisboa e tirou um mestrado em menswear na London College of Fashion e já tinha tentado a candidatura no ‘Sangue Novo’ do ano passado. Este ano, conseguiu com a coleção Knock Out que a marca Duarte esteja presente na próxima ModaLisboa, na plataforma LAB (dedicada aos novos talentos), esperando, assim, trazer mais “publicidade e a continuidade da marca”.

A representação de Portugal na próxima edição do festival de moda holandês FashionClash, em junho de 2017, em Maastricht, estará a cargo de João Oliveira que confessou não estar “nada à espera, mas estou muito contente de ter conseguido”.

O primeiro dia da ModaLisboa terminou com as propostas de Ricardo Preto com a sua coleção masculina Walk on by.