Herberto Helder nos “Encontros para Além da História” do CIAJG

Nos próximos dias 13 e 14 de janeiro, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) organiza mais uma edição dos “Encontros para Além da História”. Momento singular da programação do Centro, este ano os “Encontros” dedicam-se à exploração do universo poético de Herberto Helder e à profunda, extensa e singular influência que exerceu sobre tantos outros percursos autorais, modos de conceber, pensar e fazer arte, em diferentes campos da criação contemporânea.

A forma como soube articular e indistinguir várias dimensões temporais, como soube criar uma língua própria, sem tempo e sem lugar, a performatividade da sua escrita, veiculada a partir de uma identidade quase secreta e sem exposição mediática, mas de forte ressonância, fazem de Herberto Helder uma figura tutelar, irradiadora, poeticamente potente.

Procurando replicar e fazer ecoar essa potência geradora discursiva, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães vai reunir autores de várias áreas do conhecimento – coreógrafos, performers, músicos, poetas, artistas, cineastas, antropólogos, atores – para, numa performance contínua, única e irrepetível, fazerem soprar no CIAJG o poderoso e misterioso vento primordial da criação que Herberto soube convocar e animar. 

Os “Encontros para Além da História” tomam e prolongam o nome da exposição inaugural do CIAJG, que mais do que um título era o mote conceptual que deu origem ao Centro. São encontros de caráter anual, que se realizam em dezembro/janeiro, e são uma instância onde se promove o debate crítico em torno de questões operantes do CIAJG.

É decisivo que se inscreva na programação do Centro um espaço de retorno crítico sobre a própria atividade que aqui se faz, sobretudo porque a programação se baseia em áreas de fronteira e em temas sensíveis, potencialmente fraturantes. A partir do momento em que se põe em causa a integridade de territórios disciplinares, princípios históricos ou em que se lida com objetos carregados de significados que vão bem para lá da dimensão estética, como é por exemplo o caso da coleção de arte tribal africana, que convoca obviamente a questão da memória do colonialismo e de tantas problemáticas a ela associadas, tem de se inscrever os mecanismos críticos e autocríticos que a possam balizar e sustentar.

 

Nesta 5ª edição, os “Encontros” contam com a participação de vários artistas como António Poppe e Joana Fervença, Eglantina Monteiro, Rosa Maria Martelo, Susana Chiocca, Vera Mantero (com Kenia Dias, Francis Wilker, Giselle Rodrigues, Jonathan Andrade, Glauber Coradasqui e Edi Oliveira), Pedro A. H. Paixão, Tomás Cunha Ferreira e Mike Cooter, Francisco Janes e Carlos Pereira, Rui Moreira.

Os “Encontros para Além da História” irão decorrer no dia 13 de janeiro, das 15h00 às 19h00. No sábado, 14 de janeiro, às 16h00, o Teatro Oficina terá uma participação especial no evento com a apresentação de uma breve performance em torno da obra “Húmus”, de Herberto Helder. 

Os “Encontros para Além da História” carecem de inscrição prévia (gratuita até ao limite de lotação da sala) que poderá ser efetuada no Centro Internacional das Artes José de Guimarães ou no site www.ciajg.pt através do preenchimento do  formulário disponível online.