"Jazz +351" – Afonso Pais e Rita Maria na Culturgest.

Afonso Pais, referência estabelecida na cena musical nacional, desenvolve desde o início da sua carreira artística um trabalho de composição exploratório das vertentes e possibilidades da música escrita e da improvisação.

Tendo colaborado com cantautores como Edu Lobo, Ivan Lins, Rui Veloso ou JP Simões, partilhado o palco ou estúdio com cantores como Dee Dee Bridgewater, Camané e António Zambujo, e gravado com nomes maiores da música instrumental como por exemplo Peter Bernstein, Perico Sambeat ou João Paulo Esteves da Silva, Afonso Pais apresenta agora a sua parceria artística com a aclamada cantora Rita Maria, singular intérprete e improvisadora, com o projeto intitulado “Além das Horas”.

“Além das Horas” foi editado em disco em 2016 pela editora alemã ENJA Records. Nesta coleção de canções Portuguesas, com e sem letra, pontualmente instrumentais, cada composição introduz o seu universo musical sem, contudo, o delimitar.

A narrativa musical leva-nos através das canções, pela voz de Rita Maria segundo o imaginário de Afonso Pais, que apresentam neste espetáculo a parceria no seu formato original: o Duo. Por este ser o formato no qual as ideias foram geradas, se desenvolveram e foram partilhadas primeiramente, o Duo expõe uma releitura particular e distinta das canções presentes no disco “Além das Horas”, no qual a instrumentação é mais alargada. O repertório inclui ainda composições inéditas que dão continuidade ao universo musical delineado por “Além das Horas”, universo esse que decorre da cumplicidade musical e parceria de longa data que consubstancia esta colaboração artística.

Mais do que uma combinação ou cruzamento de estilos musicais, o repertório reflecte uma assimilação, usando o formato de canção, a expressão da palavra cantada em português, abrangendo a improvisação, a unidade e interação do Duo, sem compromissos de pertença a alguma tipologia musical pré-determinante ou predominante.

O espetáculo integrado no Ciclo “Jazz +351” tem como comissário Pedro Costa e decorre na Culturgest (Pequeno Auditório) no dia 27 janeiro, às 21:30 horas.