"DAR A VER" – A SEGUNDA EDIÇÃO TEM INÍCIO HOJE

A segunda edição do “Dar a Ver”, tem início, hoje, dia, 13, pelas 18 horas, na Ilha da Madeira, com uma visita guiada à exposição Namban – Os bárbaros do sul e o encontro de culturas, patente no Museu Quinta das Cruzes, e será orientada por Francisco Clode de Sousa, diretor de Serviços de Museus e Património Cultural.

Nesta visita, Clode de Sousa pretende dar a conhecer o conjunto de dezasseis peças, cronologicamente situadas entre o final do século XVI e meados do século XVII, pertencentes a coleções privadas e institucionais madeirenses, como o Museu Quinta das Cruzes, Museu de Arte Sacra do Funchal, Casa Colombo-Museu do Porto Santo, assim como de peças cedidas pelo antiquário Jorge Welsh, Works of Art. As peças refletem os inícios da globalização e o envolvimento de Portugal na expansão transoceânica assim como o encontro cultural entre o Japão e a Europa. Feitas para o mercado de exportação, refletem a exímia técnica japonesa da laca, e, na maioria dos casos, as formas e funções ocidentais.

O projeto “Dar a Ver”, é uma iniciativa da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira e  tem como objetivo a divulgação do património artístico existente no arquipélago da Madeira. Esta segunda edição, tem previstas onze ações, para as quais estão convidados especialistas, locais e nacionais, que abordarão de forma mais específica ou generalista aspetos dessa imensa diversidade cultural conservada in situ, ou já transitada para museus. O essencial do programa será constituído por visitas guiadas e por conferências a realizar em vários locais.

Todas as ações terão acesso gratuito.