Dilma Rousseff em Portugal para palestra


Integrado no ciclo de “Conferências do Trindade”, Dilma Rousseff a ex-Presidente do Brasil que foi destituída do cargo em 2016, deu ontem (15) uma conferência subordinada ao tema do “Neoliberalismo, desigualdade, democracia sob ataque”.

De cravo vermelho na mão, Dilma começaria por afirmar “O cravo na minha mão representa necessidade de democracia no Brasil”. Numa intervenção de cerca de uma hora, Dilma abordou de forma detalhada as medidas que os governos da esquerda brasileira adotaram, e a atual contrarresposta neoliberal após o seu “impeachment”. Denunciando o que considera ser um “golpe de Estado” alertou para a “corrosão” da democracia em tempos de neoliberalismo e manifestou a sua preocupação no que considera ser “interesse” em impedir Lula da Silva de concorrer às presidenciais de 2018.

Dilma foi recebida com emoção no Teatro da Trindade, em Lisboa. A sala que possui 450 e cinquenta lugares sentados viu, em minutos, esgotada a sua lotação o que levou a que tivesse sido montado um ecrã de visionamento para a audiência que ficou na entrada do edifício.

Dilma Rousseff, que inaugurou o ciclo de conferências do Teatro da Trindade, deslocou-se a Lisboa a convite da Fundação Inatel, da Fundação José Saramago, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e da Casa do Brasil de Lisboa.