Centro de Arte Quetzal apresenta: “Collaboration”


O Centro de Arte Quetzal inaugurou ontem (1) a sua segunda exposição, desta vez com o tema: Collaboration (Colaboração). Os visitantes puderam apreciar a coleção privada da família de Bruin-Heijn e também ver um trabalho de “Musa paradisíaca”, uma exposição comissariada pela curadora Filipa Oliveira.

Até dia 31 de março do próximo ano, o Centro de Arte Quetzal, situado na Vidigueira, no Alentejo, organiza uma exposição com várias obras para os amantes da arte e da cultura.

A exposição foi inaugurada ontem, dia 1, e é focada no tema: colaboração.

Os visitantes poderão encontrar vários trabalhos da coleção da família de Bruin-Heijn, obras criadas por dois artistas em parceria com nomes sonantes da arte internacional como, por exemplo: Thomas Schütte e Richard Deacon ou de John Baldessari e Matt Mullican.

Os apreciadores da arte poderão ainda assistir a uma sequência de exposições, cada uma comissariada por uma curadora portuguesa.

Filipa Oliveira, Diretora Artística do Fórum Eugénio de Almeida em Évora, foi a estreante e apresenta um trabalho da Musa Paradisíaca, na Sala de Projeto, até dia 8 de julho.

“Para o meu projeto quis, imediatamente, trabalhar com a dupla de artistas, Musa Paradisíaca, porque o trabalho fundamental deles, a forma como atuam, é em colaboração. Por um lado, por ser uma dupla já são duas pessoas a contribuírem, por outro porque toda a essência do trabalho é colaborar com outras pessoas. Logo, desde que eles existem colaboram sempre com outras entidades externas, sejam elas grupos ou só uma pessoa. Portanto, acabou por ser uma escolha óbvia para este projeto”, explicou Filipa Oliveira.

Durante a inauguração, foi feita uma apresentação do artista visual e poeta António Poppe, com poemas proclamados pelo artista e música de fundo escolhida pela dupla Musa Paradisíaca. Apesar de não se repetir mais a apresentação, o som foi gravado e durante o tempo da exposição da Diretora Artística todos os visitantes poderão ouvir a performance com os poemas recitados ontem na Sala de Projeto.

De acordo com a curadora, quem não esteve presente ontem na inauguração poderá assistir à segunda parte da exposição e performance no próximo dia 20 de maio.

“Esta é uma iniciativa do Fórum Eugénio de Almeida em conjunto com o Quetzal. Partirá um autocarro de Lisboa, no próximo dia 20 de maio. Primeiro passará por Évora, onde se fará uma visita à Exposição Fórum Eugénio de Almeida, e depois os visitantes seguem para o Quetzal onde assistirão, portanto, à segunda parte da exposição e performance”, concluiu.

Ana Cristina Cachola será a próxima curadora a inaugurar a exposição, no dia 8 de julho, Isabel Carlos, a 30 de setembro e Luiza Teixeira de Freitas em janeiro de 2018 …..“porque a arte é capaz de dar visibilidade ao invisível, de tocar os sentidos e de revelar o mundo de um ângulo diferente.”