Castelo de S. Jorge assinala Noite dos Museus


O Castelo de S. Jorge associa-se à Noite dos Museus, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus com mais “Uma Noite no Castelo”.

Embora o dia Internacional dos Museus seja amanhã, dia 18, no Castelo de S Jorge tudo acontecerá no próximo dia 20. Será uma noite especial em que haverá a estreia da peça “As Bodas” inspirada na obra “As Bodas de Sangre” de Federico Garcia Lorca. Mas como o programa é vasto e de excelência nada melhor que conhecê-lo:

 

 

PROGRAMA

 

20h00

AS BODAS

Companhia da Esquina

No dia do seu casamento com “ El novio”, “La novia” foge com o rival Leonardo seu antigo namorado que nunca deixara de amar. A fuga resulta em perseguição da qual participam todos os convidados da festa. O casal em fuga é encontrado e Leonardo e o noivo entram em duelo. O primeiro para ter uma chance de consumar o seu amor, o segundo, para limpar a honra da sua família mesmo com o seu próprio sangue. Ambos morrem no duelo.

 

21h00 / 22h00 / 23h00

ARQUEOLOGANDO

Serviço Educativo do Castelo

Visita orientada aos vestígios arqueológicos que testemunham três períodos significativos da história do Castelo de S. Jorge: as primeiras ocupações do século VII a.C, o bairro de época islâmica de meados do século XI e as ruínas do último palácio da alcáçova, destruído no terramoto de 1755.

 

21h00 / 22h00 / 23h00

ARTES BÉLICAS

Ofício Bélico

De Ceuta a Toro  – A interligação das variadas armas em campo: da armadura à arma de fogo, a complementaridade de espada, escudo, lança, besta, arco e arcabuz no contexto dos conflitos Portugueses durante o séc. XV.

 

21h30 / 22h30 / 23h00

DANÇAS COM HISTÓRIA

Associação Danças com História

Demonstração de danças renascentistas de Corte, apresentadas por personagens reais trajados a rigor.

 

23h30 Início no Museu

24h00 Fim na Praça d’ Armas

CORTEJO REAL DA MEIA-NOITE

Início em frente ao Museu, seguindo até ao Castelejo e percorrendo o Miradouro até à Praça d´Armas

Com músicos, personagens da Corte e homens de armas.

 

 

Caso pretenda, aqui, terá mais informações.