UNDERSCORE – Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo

O britânico Neil Brand, os espanhóis Adriana Vila e Luis Macías ou o checo Pavel Fajt são alguns dos nomes que darão música a uma cuidada selecção de filmes europeus.

Tem início amanhã, dia 13 de Junho, o novíssimo festival da cidade de Lisboa: o Underscore, Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo, festival que cria em Lisboa relações dinâmicas entre músicos e filmes, surpreendendo o espectador. Alguns dos eventos não foram nem serão apresentados novamente em mais lado nenhum, sendo únicos ao festival: as sessões de quarta à noite com Pavel Fajt, Maria do Mar e Maria Radich, e as de sábado de manhã e de noite com Neil Brand e filmes de Lotte Reiniger e das vanguardas do cinema português respectivamente.

Nos próximos cinco dias, o Centro Cultural de Belém, o Cinema S. Jorge e a Cinemateca Portuguesa recebem um programa variado que contempla a exibição de vários filmes clássicos, acompanhados aos vivo por músicos de diversos quadrantes, apresentando uma nova abordagem aos cine-concertos, assim como performances ou oficinas para famílias.

Assim a festa arranca no CCB, amanhã dia 13, às 21h30 com a exibição de “O Homem Forte” (1929), de Henryk Szaro, com música original e acompanhamento do grupo Pink Freud, numa combinação que esgotou salas quando decorreu em outros países europeus.

No dia 14, o Cinema São Jorge exibe a Sonata de Kreutzer, romance clássico de Tolstoi, convertido em filme por Gustav Machatý em 1927 que contará com a música original e acompanhamento lendário de Pavel Fajt, juntamente com as portuguesas Maria do Mar e Maria Radich.

No dia 15, também no São Jorge, temos o experimentalismo e arrojo da performance de Cinema Expandido com Adriana Vila e Luis Macías, os *Crater Lab. Dia 16, na Cinemateca, é exibido Mulheres da Beira, de Rino Lupo, com a composição original e acompanhamento musical ao piano de Nicholas McNair.*

Já no dia 17 acontece a oficina para famílias, com a mostra dos Contos de Fadas de Lotte Reiniger, acompanhados por Neil Brand, figura maior da composição e performance para cinema mudo britânico, e pela performer portuguesa Sónia Baptista.

Durante esta iniciativa vão ter lugar outras atividades, como um debate gratuito intitulado “CESEM: Pensar a Música – Um Diálogo Aberto”, que quebra as barreiras entre investigadores universitários e o público em geral.

O Underscore pretende, assim, promover a multiplicação e diversificação de perspetivas artísticas num mesmo festival, trazendo o som e a música de fundo para primeiro plano.

Pensado por Érica Faleiro Rodrigues, programadora durante vários anos do Barbican Arts Center, em Londres, e Diogo Alvim, compositor de música instrumental e eletroacústica, Underscore destina-se a cinéfilos, melómanos e todos aqueles que não querem perder a oportunidade pensar as relações entre a música e o cinema.

Poderá consultar aqui a programação do Underscore, o festival que está inserido na programação oficial das Festas de Lisboa ’17.