Apresentada mundialmente nova tecnologia, desenvolvida em Portugal, que promete aumentar a produção de tomate.


NEC CropScope é o nome da nova tecnologia para a cultura do tomate, que promete aumentar a produção em mais de 10%, otimizar a produção e os seus custos, mantendo a qualidade do produto.

No passado dia 25 na Herdade do Caldas, Vila Franca de Xira, local em que está instalado o campo de ensaio de tomate, foi apresentado a nível mundial o NEC CropScope desenvolvido em parceria entre a NEC e a Kagome. Esta nova tecnologia que vem sendo testada e aperfeiçoada há três anos em seis hectares daquela herdade, baseia-se em recomendações de otimização de rega e de fertilização (azoto).

Segundo João Subtil, engenheiro responsável pelos ensaios de campo, com a utilização da solução agora apresentada, estima-se que a produção de tomate possa passar das atuais 84 para as 130/140 toneladas/hectar.

Por seu turno, João Fernandes, Diretor geral da NEC, fez questão de sublinhar que as previsões de produção e de data de colheita, permitidas pelo sistema, ajudam não só o produtor, mas também a indústria a otimizar custos, aumentar a produtividade e acima de tudo, manter a qualidade do produto.

Segundo este responsável da NEC, a solução agora apresentada é compatível com equipamentos que os produtores já tenham instalados sendo que o preço ainda não está decidido, contudo, será um preço por hectare de produção e terá em conta os custos de exploração da cultura.

Portugal foi o país escolhido para o desenvolvimento e testes desta tecnologia devido à sua tradição e qualidade na produção do tomate, mas também pela qualidade tecnológica e cientifica dos recursos humanos envolvidos.

 

Sobre a tecnologia agora apresentada

A solução NEC CropScope, cria campos virtuais através de dados meteorológicos, de solo e de vegetação, obtidos através de sensores e, também, de dados relativos às atividades de campo efetuadas pelo produtor, tais como níveis de irrigação e utilização de fertilizantes. A solução cria então simulações de crescimento, com as quais faculta ao produtor informações customizadas em termos de cultivo do campo, tais como recomendação das quantidades de água e azoto que devem ser aplicadas, predição da produção final do campo ou da data mais apropriada para a colheita, entre outras.

Ao criar simulações de elevada precisão através da sua tecnologia exclusiva de IA (Inteligência Artificial) e IoT (Internet das Coisas), a NEC tem como objetivo otimizar a produção agrícola e os recursos nela utilizados, com isso realizando uma agricultura de alto valor acrescentado e amiga do ambiente.

A partir de 2018, a NEC irá comercializar esta solução a Produtores de Tomate em Portugal e noutros países. A empresa irá também facultar a empresas de processamento de tomate estimativas tanto de produção como da melhor data para a colheita, e irá ainda levar a cabo um teste visando a melhoria da eficiência no processamento de tomate.