Termas de Manteigas oferecem um fim de semana animado e preenchido com atividades gratuitas para toda a família

A iniciativa “Viva Termas Centro” volta a trazer animação ao distrito da Guarda, desta vez nas Termas de Manteigas, no próximo sábado, dia 07 de outubro. A iniciativa desenvolvida pelo projeto Termas Centro tem como objetivo dinamizar várias estâncias termais da região centro proporcionando fins de semana preenchidos com atividades diferentes e gratuitas para toda a família no âmbito da gastronomia, da saúde e bem-estar, da cultura e da natureza.

As atividades neste sábado terão início pelas 9h30, com um passeio pedestre interpretativo de oito quilómetros pelo Vale Glaciar do Zêzere, onde os participantes poderão apreciar e explorar a beleza natural desde o Covão d’Ametade até Manteigas. O ponto de encontro será às 9h00 na entrada do INATEL de Manteigas onde se realizará o transfer até ao inicio do passeio.[1]

Pelas 11h30 irá realizar-se uma visita ao balneário termal com o objetivo de dar a conhecer ao público o espaço e os benefícios da água termal de Manteigas. O ponto de encontro será na receção das Termas de Manteigas. [2] As Termas de Manteigas-INATEL reabriram no passado dia 11 de julho, após uma remodelação efetuada em postos de tratamentos e a zonas de serviço ao aquista. Foi também criado um passadiço climatizado de ligação entre o Balneário Termal e o Hotel INATEL Manteigas, que permite ao aquista deslocar-se pelo interior das instalações sem variações térmicas.

Às 15h00 é tempo de celebrar a gastronomia regional com um workshop de degustação ministrado pela chefe Cristina Manso Preto e pelo nutricionista Pedro Botelho. Na atividade os participantes poderão aprender a aliar a tradição gastronómica regional a uma dieta saudável. O workshop terá lugar nas Termas de Manteigas – INATEL, onde se realizarão as restantes atividades do dia.

Pelas 16h30 o público poderá assistir a um espetáculo de marionetas de fios: “Bravos Reis, Bravos Amores” é um divertido espetáculo sobre o trágico romance de D. Pedro e Inês de Casto que promete animar toda a família.

Entre as 10h30 e as 12h30, e entre as 14h30 e as 16h30, o público é convidado a participar na Oficina de Cartazes e dar azo à sua criatividade. A Oficina dos Cartazes, para todas as idades e sob a orientação de Bruno Borges, visa planear e concretizar cartazes que sensibilizem a comunidade para as propriedades terapêuticas da água termal e para a sustentabilidade deste recurso. Os participantes poderão aprender a realizar estes cartazes recorrendo a técnicas básicas de impressão. [3]

Durante todo o dia os participantes podem ainda divertir-se com os Jogos do Hélder, jogos de cariz tradicional, pensados para miúdos e graúdos.

O Ciclo de Eventos, promovido pelo projeto Termas Centro, tem como objetivo dinamizar a competitividade turística de várias estâncias termais da região centro, desmistificando a ideia de que ir às termas é uma atividade exclusiva dos mais sénior. A iniciativa, que começou no inicio de julho e irá passar por várias estâncias termais, visa proporcionar às famílias fins de semana diferentes, repletos de atividades gratuitas dos mais variados âmbitos: natureza, gastronomia, saúde e bem-estar e cultura.

As Termas de Manteigas são a décima terceira estância termal a receber o Ciclo de Eventos, e a segunda no distrito da Guarda, que ainda irá receber a iniciativa nas Termas de Cró e nas Termas de Almeida – Fonte Santa. 

 



[1] A atividade requer inscrições prévias que podem ser feitas através do email [email protected] ou através do telemóvel 913 981 387. Recomenda-se ainda que os participantes tragam água, chapéu, protetor solar e roupa e calçado adequados para caminhar.

[2] A visita ao balneário termal tem inscrições limitadas, que devem ser feitas através do email [email protected] ou através do telemóvel 969815200

[3] A atividade tem inscrições limitadas que podem ser feitas através do email [email protected] ou através do telemóvel 913 981 387.