EXPOSIÇÃO ODES, DE ARLINDO RIBEIRO, ESTÁ PATENTE AO PÚBLICO NO ESPAÇO INFOART

Odes é o título da exposição inaugurada no passado dia 30 de novembro, no espaço Infoart, pela Diretora Regional da Cultura, Teresa Brazão. Uma Exposição assente numa proposta plástica de representação visual do universo musical, da autoria do artista e professor de Educação Musical Arlindo Abreu.

EXPOSIÇÃO ODES, DE ARLINDO RIBEIRO, PATENTE AO PÚBLICO NO ESPAÇO INFOART

O artista, Arlindo Abreu, explora individualmente os seus processos e técnicas de corte sobre livros antigos de música, numa construção e aglomerado arquitetónico 3D. Os trabalhos refletem uma desconstrução e reconstrução dos elementos essenciais das obras musicais, numa tentativa de descodificação da linguagem musical.

ODES está dividida em 3 partes, cada uma constituída por conjuntos de 5 a 15 obras/livros: Estrofe, Gradus ad Parnassum: Punctos contra puntum (conjunto de seis obras elaboradas com seis livros, numa clara referência aos tratados musicais); Threnody for the Victims: Books I – XVI (dezasseis trabalhos feitos com base em dezasseis portadas de livros antigos, em formato de livro 3D de partituras para músicos); antístrofe, Suite Belle Dance (aglomerado de livros cortados em retângulos e quadrados num conjunto de 5 obras, ironizando a suite barroca com a introdução de danças de caráter mais erótico) eepodo, Morte e Criação (integrando as composições de livros de rigor geométrico e as obras musicais dos grandes compositores). A formação musical do artista encontra-se refletida nas propostas apresentadas, podendo as mesmas serem previamente visualizadas através da sua página pessoal. 

Arlindo Ribeiro, natural de Câmara de Lobos, é licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Curso Pós – Graduação em Música e Teoria na Universidade de Salamanca. Encontra-se representado em coleções particulares, Casa Beethoven e, Barcelona e Galleria Maria Consadori em Milão.