“ENTRE A CRUZ E O CRESCENTE: O RESGATE DE CATIVOS” – a exposição é inaugurada a 6 de março

É amanhã inaugurada amanhã, dia 6 de março, a exposição comemorativa dos 800 anos da Fundação do Convento da Trindade de Lisboa (1218-2018), que vai decorrer entre 7 de março e 7 de julho do corrente ano, no salão de exposições do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

® DR

Na exposição, pretende-se apresentar, a partir de documentos do acervo arquivístico, a história do Convento da Trindade e a ação dos seus religiosos no resgate dos cativos portugueses no Norte de África. Nela se aborda o cativeiro como uma realidade comum às sociedades cristãs e muçulmanas, fruto dos conflitos bélicos e dos ataques de piratas e corsários.

Cartas régias, regimentos, salvo-condutos, passaportes, listas de cativos e códigos secretos, entre outros, constituem alguns dos documentos expostos no sentido de explicar a ação dos religiosos da Ordem da Santíssima Trindade na organização dos resgates e na troca dos cativos nas cidades de Marrocos e da Argélia.

A exposição será acompanhada por um catálogo e um programa de conferências, a disponibilizar brevemente, nos quais os investigadores convidados vão abordar temas como a presença portuguesa no norte de África, quotidianos de cativeiro, iconografia e arte trinitária. Do programa de atividades consta ainda a realização de um colóquio internacional sobre o impacto da batalha de Alcácer Quibir na sociedade portuguesa e europeia.