FEIRA DO QUEIJO DE ALCAINS REGRESSA JÁ ESTE FIM-DE-SEMANA

A Feira do Queijo de Alcains, que decorre de sexta-feira (23) a domingo (25), conta este ano com 52 expositores, dos quais nove são produtores de queijo da região, conta com uma área de restauração com 3 unidades e um bar a cargo do Clube Desportivo de Alcains.

® DR

“Esta feira é mais uma iniciativa que apresenta algumas novidades no âmbito da reorganização que a autarquia está a efetuar na realização deste tipo de atividades. A Feira do Queijo representa mais uma ação da câmara para a valorização dos produtos endógenos”, explicou o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.

O autarca sublinhou ainda que este é um evento “já por si forte, onde se valoriza a tradição e a história” e que tem ajudado a dinamizar a vila de Alcains, a segunda maior freguesia do concelho de Castelo Branco. Contudo, adiantou que a reorganização que o município está a efetuar neste tipo de eventos surge no sentido de valorizar mais as atividades tradicionais, neste caso, na produção do queijo e a pastorícia.

“Além de dar uma oportunidade aos que trabalham no setor, queremos também mostrar aos jovens que há futuro e a possibilidade de investimento nestas atividades”, frisou.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Alcains, Mário Rosa, destacou as novidades que vão decorrer durante o certame, tais como um showcooking de produção de requeijão e queijo, uma mostra de tosquia de ovelhas, mostras de animais e de máquinas agrícolas. “Estou convencido de que esta edição da feira vai superar todas as outras já realizadas”, afirmou Mário Rosa.

Outra das atrações da 13ª edição da Feira do Queijo, em Alcains, é o Tratoriando –  Passeio de Tratores – que se vai realizar no sábado, dia 24 de março, e que irá contar com cerca de 20 participantes, e ainda o Passeio Pedestre “Rota das Leiteiras” no domingo, 25 de março, às 9h.

A inauguração oficial do certame decorre na sexta-feira, às 18:30.