NOVO LEXUS ES: UM NÍVEL MAIS ALTO DE PRESTAÇÕES E SOFISTICAÇÃO

Após seis gerações de sucesso no segmento dos sedans de dimensão média, a nova sétima geração do Lexus ES vai trilhar um novo e mais ambicioso caminho. Há muito tempo conhecido pelo seu conforto, refinamento e indicadores de luxo, o novo ES potencia os seus principais atributos com um chassis completamente novo que permitiu criar um design exterior mais dinâmico e prestações de condução ainda melhores.

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É mais uma expressão da direção de design e do empenho da Lexus na criação de veículos que proporcionam mais entusiasmo, ligação emocional e paixão, ajudando a levar a visão da marca até um público mais vasto. Os clientes anteriores irão achar o novo ES mais espaçoso, mais silencioso e seguro do que nunca, enquanto a nova geração de clientes vai conhecer um sedan com desempenho melhorado, tecnologia de segurança líder na sua classe e um nível de execução pouco comum neste segmento de mercado.

A sétima geração de ES será a primeira a ser lançada nos mercados da Europa Ocidental. Segue-se o novo sedan de topo de gama LS e o coupé LC para projetar um novo capítulo no design na Lexus, definido por uma muito mais intensa qualidade emocional. O estilo atraente, permitido pelo recurso da totalmente nova plataforma Arquitetura Global – K (GA-K) terá um apelo especial para os clientes desta região, que também irão apreciar a sua condução mais envolvente e reservas de segurança ainda maiores. À venda a partir de dezembro de 2018, a gama em Portugal será eletrificada por um novo sistema com híbrido que não necessita de carregamento externo designado Lexus Self-Charging Hybrid. O Lexus ES 300h.

A Lexus alcançou perto de 75 000 vendas na Europa em 2017, o seu mais elevado volume de sempre, constituindo o quarto ano consecutivo de crescimento. O novo sedan ES será um modelo nuclear na sua gama, contribuindo para a ambição da Lexus de atingir 100 000 vendas anuais na Europa em 2020.

Novas dimensões no design ES

O novo ES foi construído sobre a nova plataforma Arquitetura Global – K (GA-K), que deu à Lexus a oportunidade de explorar os limites do design deste luxoso sedan de dimensão média. O carro é mais comprido (+65 mm), mais baixo (-5 mm) e mais largo (+45 mm) do que o seu antecessor. A maior distância entre-eixos (+50 mm) permitiu que as rodas tivessem sido mais chegadas às extremidades do veículo, com vias dianteira e traseira maiores (+10 e +37 mm, respetivamente). A sua aparência geral e proporções refletem as suas prestações melhoradas e conferem ao ES o tipo de apelo sedutor que fará com que proprietários e admiradores não resistem a olhá-lo uma segunda vez.

Yasuo Kajino, chefe de design do ES, descreve o novo visual do carro como “uma elegância provocante”.

“O ES sempre foi um elegante sedan de luxo. Para esta geração, acrescentámos arrojados elementos de design que desafiam as expetativas dos nossos clientes tradicionais”, explicou Kajino.

A nova plataforma GA-K permitiu definir uma linha de capot mais baixa, o que deu à equipa de Kajino a liberdade de produzir uma silhueta distinta com uma forte inclinação para baixo, criando uma forma dinâmica mas fluida. Na frente, o rosto do ES muda radicalmente consoante as versões. No modelo de entrada temos umas elegantes barras verticais que se projectam a partir do centro da emblemática grelha fusiforme Lexus, enquanto as versões F SPORT – disponíveis pela primeira vez na gama ES – adotam um padrão cruzado negro que combina com secções recortadas na frente do carro.

Em rotura com as gerações anteriores, o design apresenta uma linha de tejadilho inclinada que enfatiza o visual mais baixo deste modelo, bem como a sua aerodinâmica esvoaçante. A extremidade traseira é despida de vincos e profundamente esculpida com lâmpadas LED que envolvem os painéis na lombada para gerar uma linha de estilo contínua independentemente do ângulo em que o carro seja observado. As versões F SPORT adicionam um spoiler traseiro, logótipos e faixa inferior mais escura para dar mais destaque ao visual. Estão disponíveis três diferentes tipos de jantes de 17 e 18 polegadas para os ES de série, enquanto as versões F SPORT utilizam jantes de 19 polegadas de design semelhante às do coupé Lexus LC.

No leque de 12 cores estão incluídos os novos tons bege e verde. O “Ice Ecru” foi criado pelos designers para imitar a luz refletida na neve fresca, enquanto o “Sunlight Green” foi inspirado na água do oceano à luz do sol. A cor “Heat Blue” e “F White” estão unicamente disponíveis para as versões F SPORT, sendo o perfeito complemento para o seu altamente vibrante design.

O futuro dos interiores Lexus

Ao projetar a aparência do habitáculo do ES, o ponto de partida da equipa de Kajino foi o conceito Lexus Future Interior, que combina um cockpit centrado no condutor com uma área espaçosa e confortável para o passageiro da frente. O foco do condutor é mantido na estrada à sua frente, no quadro de instrumentos e no head-up display dispostos num painel compacto dentro do seu campo de visão. Os passageiros dianteiros, por outro lado, têm um ambiente mais aberto, espaçoso e relaxante.

Também será um espaço conetado, com o opcional sistema de navegação e serviços conetados. O sistema de navegação apresenta um ecrã multimédia de 12,3 polegadas e a segunda geração do sistema de controlo remoto por painel tátil. O reconhecimento de voz também se estende ao controlo do telemóvel.

O conforto dos passageiros traseiros tem sido uma constante do ES e o novo modelo mantém essa qualidade, apesar da linha de tejadilho exterior mais elegante. O mais baixo ponto da bacia e o cuidadosamente revestido teto preservam a altura disponível, enquanto a superior distância entre-eixos garante espaço generoso para as pernas.

As opções de cores interiores incluem uma nova combinação que reflete o tema de design “elegância provocante”. A opção “Rich Cream” combina estofos em creme com um forro do teto em castanho para conferir ao habitáculo uma aparência moderna, mas também acolhedora. Outras opções incluem “Black, Chateau” e “Topaz Brown”.

Para criar uma aparência totalmente diferente para o interior dos novos F SPORT, foi desenvolvido um novo tipo de acabamento metalizado para o habitáculo, diferente de tudo o que a Lexus utilizou anteriormente. Inspirado na fabricação tradicional da espada japonesa, o revestimento Hadori tem padrões de onda flutuantes que geram uma aparência tridimensional que varia dependendo do ângulo de visão. O efeito é subtil, mas revelador do nível de detalhe e do trabalho manual necessários para que as versões F SPORT tivessem um posicionamento único na gama. Os ES de série continuarão a utilizar materiais tradicionais, como o bambu e a madeira Shimamoku, que proporcionam a este modelo o tipo de aparência artesanal que os clientes de luxo esperam e apreciam.

Uma nova era de prestações

A equipa de engenharia, liderada pelo engenheiro-chefe Yasuhiro Sakakibara, teve um objetivo claro: transformar a imagem do ES. Isso significava transformar um sedan conhecido principalmente pelo conforto e tranquilidade num automóvel igualmente capaz de proporcionar um comportamento líder na sua classe e uma potência que pudesse ser sentida e ouvida.

Segundo o próprio Sakakibara, este ES foi construído para proporcionar um nível de prestações fundamentalmente mais alto do que qualquer um dos seus antecessores: “Sabíamos que este ES tinha de ter uma resposta pronta e ser fácil de conduzir, independentemente do tipo de estrada em que estivesse. Isso só pode ser alcançado com uma base sólida “.

O ponto de partida foi a nova plataforma GA-K. Trata-se de um altamente rígido chassis de tração dianteira que rivaliza com a plataforma de tração traseira GA-L usada para o coupé LC e sedan LS em termos de rigidez torsional. A utilização de vários tipos de aço de alta rigidez reduziu o peso em comparação com as plataformas anteriores, enquanto melhorias como o novo design de suspensão traseira multi-braços, direção elétrica com montagem na cremalheira e suporte em V atrás do assento traseiro proporcionaram aos engenheiros a flexibilidade necessária para afinar o ES com uma superior precisão.

A equipa que desenvolveu o chassis procurou criar uma sensação de previsibilidade reconfortante juntamente com uma sensação de resposta rápida a cada movimento. Yoshiaki Ito, chefe de testes do ES, explicou a este respeito: “Queremos que qualquer tipo de condutor sinta uma sensação de controlo total quando estiver ao volante do ES. É um nível de conforto que vai além de simplesmente proporcionar uma boa qualidade de rolamento.”

Para chegarem a um nível ainda mais alto de desempenho dinâmico, as versões F SPORT estarão disponíveis com Suspensão Adaptável Variável, semelhante à que está montada no coupé LC o que pressupõe a montagem de amortecedores ajustáveis em cada roda, com 650 níveis de força de amortecimento, para assegurar o melhor controlo em qualquer superfície da estrada. Outro elemento exclusivo do F SPORT é o modo Sport + do Seletor de Modo de Condução, que envolve as configurações mais desportivas do motor, da transmissão e da suspensão.

Sistema de propulsão híbrida de quarta geração

O ES 300h está equipado com um novo sistema eletrificado “self-charging hybrid” de quarta geração que garante uma eficiência de combustível fora de série, resposta imediata e emissões mínimas para um sedan de luxo de dimensão média. Acopla um ultra-eficiente motor a gasolina de quatro cilindros Atkinson de 2,5 litros a um motor elétrico mais leve, mais compacto e mais denso em potência. A potência total do sistema é de 218 cv/160 kW e a economia de combustível, em ciclo combinado, é de 4,7 l/100 km.

O motor de 2,5 litros é totalmente novo e incorpora a tecnologia de combustão de queima rápida que o torna um dos motores com mais alta eficiência térmica entre todos os automóveis de produção em série. O resultado é uma potência mais elevada sem aumento das emissões ou do consumo de combustível. Os recursos que ajudam a alcançar resultados tão impressionantes incluem condutas de admissão direitas, aumento dos ângulos de válvulas e assentos de válvulas revestidos a laser. Uma bomba de óleo de capacidade variável, injetores com vários orifícios, VVT-iE nas válvulas de admissão e um sistema de refrigeração variável contribuem para a impressionante gestão de calor e de combustão do motor.

A facilidade geral com que o carro é guiado foi melhorada graças à utilização de um mais sofisticado computador de controlo de sistema híbrido, capaz de replicar melhor a sensação e a entrega de potência de um convencional motor a gasolina. Até mesmo a bateria híbrida de hidretos metálicos de níquel é mais compacta do que antes, permitindo que seja posicionada debaixo do assento traseiro, libertando espaço da bagageira.

Cuidado com a segurança

A sétima geração ES está disponível com a mais recente geração do Lexus Safety System + (de série em todas as versões na Europa Ocidental). Assim se torna possível dispor de novos recursos e expandir os cenários de condução nos quais pode fornecer proteção adicional ao condutor e aos passageiros e ajudar a evitar que um acidente aconteça.

Os novos recursos incluem a deteção diurna de ciclistas no Sistema de Segurança de Pré-colisão (PCS). Capaz de detetar a aproximação frontal de veículos e peões, a deteção de ciclistas no caminho do veículo mitiga uma das ocorrências mais frequentes nas estradas de hoje. A capacidade do sistema de detectar peões durante a noite foi também melhorada, aumentando a sensibilidade do radar e o seu alcance dinâmico.

Um funcionamento em duas fases do Sistema de Luzes de Máximos Automáticas (AHS) é outro dos novos avanços em termos de segurança. Não só liga e desliga automaticamente os feixes dos faróis de máximos como o padrão de luzes criado pelo seu conjunto de 24 LEDs individuais pode ser adaptado para proporcionar melhor iluminação frontal, reduzindo o encadeamento dos condutores que se aproximam.

Uma experiência de som imersiva com o sistema Mark Levinson PurePlay

Com a estreia do Lexus ES de 2019, surge o sistema de 17 colunas Mark Levinson PurePlay. O sistema foi concebido com uma arquitetura e design para que todos os ocupantes sintam a experiência audiófila mais potente, precisa e pura de sempre.

PurePlay recorre a várias abordagens para entregar um desempenho preciso. Através do design e colocação das colunas com uma afinação sem paralelo e tecnologia de descompressão. As colunas de som estão colocadas em torno do habitáculo ao nível dos ombros, elevando o nível acústico e uma sinergia de tons. A localização permite um timbre e tom equilibrado entre altifalantes médios e tweeters, criando duas áreas de forma idêntica para os passageiros dos bancos da frente e traseiros. Desta forma cada passageiro está mergulhado numa superior experiência audiófila, seja condutor ou passageiro.

O próximo capítulo da história do ES

Quando for lançada no mercado no final deste ano, a sétima geração do Lexus ES irá inaugurar uma nova era para um dos modelos mais reconhecidos e populares da marca. Em comum com o topo de gama – Lexus LS, o novo sedan ES tem como objetivo cativar uma ampla gama de clientes ao disponibilizar tudo o que esperavam os anteriores clientes da Lexus a par de atributos que atrairão aqueles que até à data não consideraram esta marca. Um estilo mais marcante, prestações mais dinâmicas, acabamentos interiores de alta qualidade e a mais recente tecnologia de segurança ajudarão a converter a imagem do ES em algo novo e inesperado.